Bruno Lage, de 42 anos, será o treinador interino da equipa principal de futebol do Benfica frente ao Rio Ave, domingo às 17h30 no Estádio da Luz.
Em 2004/05 ingressou nas camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica, onde treinou os escalões de escolas, iniciados, juvenis e juniores tendo conquistado dois campeonatos nacionais e dois distritais.
Terminou a sua ligação contratual ao Sport Lisboa e Benfica em 2012 tendo abraçado um projeto no Dubai. Aí, no Al Ahli FC Dubai, entre 2012 e 2014, treinou os juniores e a equipa B.
Em 2015 integrou a equipa técnica do treinador Carlos Carvalhal no Sheffield Wednesday, onde esteve até 2017. Na última época desportiva foi com Carlos Carvalhal treinador adjunto no Swansea, na Premier League.
É coautor do livro “Futebol – Um Saber sobre um Saber fazer” com Carlos Carvalhal e João Mário, tendo sido também autor do livro “Formação – da iniciação à equipa B”.
No regresso ao Benfica no início da presente temporada chegou com a experiência acumulada nos últimos anos. No presente trabalhava em articulação com o novo diretor técnico do futebol de formação – Pedro Marques.
Primeiros passos
Licenciado em Educação Física, Saúde e Desporto, com especialização em futebol, iniciou a carreira como treinador-adjunto nas camadas jovens do Vitória de Setúbal em 1997/98.
Treinou o UF Comércio Industria na 1.ª Divisão Distrital como treinador principal, e como adjunto, o AD Fazendense (3.ª Divisão), Est. Vendas Novas (3.ª Divisão. e 2.ª Divisão B), SU Sintrense (3.ª Divisão). Paralelamente colaborou na Escolinha de Futebol Quinito, tendo desempenhado as funções de treinador e coordenador técnico.
Sobre quem sucederá a título definitivo ao treinador Rui Vitória é prematuro falar em nomes. O diretor de comunicação do clube da Luz, Luís Bernardo, remte a abordagem do assunto para a próxima semana.
Na imprensa especializada e não só abundam os nomes dos possíveis sucessores do treinador cessante: Jorge Jesus, Luís Castro e Marco Silva são apenas alguns dos técnicos apontados à Luz.