O Sporting de Braga procura consolidar o quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol na visita ao Boavista, esta segunda-feira, em que poderá também aproximar-se do "pódio", no jogo que encerra a 23.ª jornada.
Em caso de triunfo no encontro que se inicia às 20h15, no Estádio do Bessa Séc. XXI, com arbitragem de Gustavo Correia os "arsenalistas" reduzem igualmente a margem para o FC Porto, terceiro colocado, com 49 pontos, que, no domingo, cedeu um empate na visita ao Gil Vicente.
Já o Boavista, que tem apenas três vitórias em casa esta época, vem de um desaire no reduto do Desportivo de Chaves e, se surpreender o Sporting de Braga, poderá mesmo ‘escalar’ até ao oitavo posto da competição.
Na antevisão ao jogo, Ricardo Paiva sublinhou o "relaxamento inconsciente" da sua equipa na deslocação a Trás os Montes como o grande patrocinador do resultado menos positivo, algo que, segundo o técnico axadrezado, foi alvo de «análise» entre o grupo de trabalho.
À espera de um Braga "forte e capaz de criar dificuldades longo dos 90'", Ricardo Paiva desvalorizou a recente desilusão europeia dos pupilos de Artur Jorge, preferindo frisar a "concentração" a que os guerreiros do Minho vão obrigar a sua equipa a ter.
Sem os lesionados Augusto Dabó, Luís Santos, César e Luís Henrique, além do castigado, Pedro Malheiro, a "pantera" tem como boas notícias a inclusão de Bruno Onyemaechi e Chidozie, ainda que não seja líquida a utilização dos internacionais nigerianos.
Sem o lateral internacional sub-21 português, Salvador Agra deverá recuar para o lado destro da linha defensiva, o que deve promover o ingresso de Masaki Watai no tridente de apoio a Bozeník.
Do lado do Braga, o treinador Artur Jorge, apontou para o objetivo de angariar a terceira vitória consecutiva, admitindo que, além da eliminação da Liga Europa, a deslocação ao Azerbaijão teve impacto na recuperação física dos jogadores.
Com o golpe aberto a meio da semana, o líder dos minhotos garantiu "foco" nos jogos que restam para "cimentar o quarto lugar e ter a ambição de chegar aos lugares mais acima". Frente a um Boavista de "espírito competitivo, jogadores de qualidade e dois médios de trabalho intenso", o treinador arsenalista mostrou-se esperançado na recuperação de Ricardo Horta até ao início da partida. Bruma deve ser alvo de gestão, depois de somar "mais minutos do que o recomendável" frente ao Qarabag, além da inevitável baixa de Álvaro Djaló, castigado após o quinto amarelo ante o Farense.