Benfica junta-se ao Sporting de Braga na final da Taça da Liga feminina

por Lusa
Miguel A. Lopes - Lusa

O Benfica juntou-se esta noite ao Sporting de Braga na final da Taça da Liga feminina de futebol, ao vencer em casa do Sporting por 4-2, já depois de ter vencido a primeira mão das meias-finais por 4-1.

Foi o sétimo triunfo consecutivo das 'encarnadas', entre campeonato nacional, Supertaça, Taça de Portugal e Taça da Liga, frente às ‘leoas’, que deram sinais de querer inverter a série negativa, com dois golos de Ana Capeta (26 e 53 minutos), mas saíram, mais uma vez, derrotadas pelos remates vitoriosos de Jéssica Silva (39), Kika Nazareth (51 e 58) e Marta Cintra (90).

Em desvantagem na eliminatória, as ‘verdes e brancas' quiseram assumir o jogo e Diana Silva (12) teve a primeira oportunidade, mas permitiu a defesa de Rute Costa, antes de servir Ana Capeta (26) para o golo que ‘reanimava’ a eliminatória.

A avançada ‘leonina’ esteve mesmo perto do 2-0, mas Ana Seiça (33) impediu o golo sobre a linha de baliza, no lance que fez soar as ‘campainhas’ entre as visitantes, que começaram, por fim, a esboçar uma reação.

O golo das ‘encarnadas’ chegou mesmo por Jéssica Silva, num lance de insistência da avançada, que foi premiada com a bola a cair à sua frente, após ganhar vários ressaltos que resultaram na assistência de Andreia Norton.

O Benfica estava, então, ‘por cima’ no encontro, tendência que se manteve na segunda parte e que permitiu a Kika Nazareth (51), com um ‘chapéu’ a Hannah Seabert, colocar as ‘águias’ em vantagem, após desarmar Carolina Beckert.

Logo de seguida, Ana Capeta (53) fez o ‘bis’, após um cruzamento largo de Chandra Davidson, recolocando o marcador em igualdade, mas a reação das ‘leoas’ foi efémera, pois o Benfica continuava a mandar no jogo e Kika Nazaerth (58) iniciou e concluiu a jogada que recolocou as ‘águias’ a vencer por 3-2.

A partir daí, o Sporting só conseguiu chegar ao último terço do terreno em lances de contra-ataque, mas sem levar perigo à baliza de Rute Costa, até que Marta Cintra (90) recebeu um passe de Christy Ucheibe, à entrada da área, e rematou cruzado para o 4-2 final.

Com este desfecho, o Benfica marcou lugar na final da Taça da Liga, agendada para 01 de abril, frente ao Sporting de Braga, que hoje perdeu no terreno do Famalicão (2-1), mas beneficiou da vantagem de 3-0 conquistada no encontro da primeira mão.



Jogo no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

Sporting – Benfica, 2-4.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Ana Capeta, 26 minutos.

1-1, Jéssica Silva, 39.

1-2, Kika Nazareth, 51.

2-2, Ana Capeta, 53.

2-3, Kika Nazareth, 58.

2-4, Marta Cintra, 90.



Equipas:

- Sporting: Hannah Seabert, Carolina Beckert (Rita Fontemanha, 82), Bruna Lourenço, Ana Borges, Chandra Davidson, Andreia Bravo, Joana Martins, Cláudia Neto (Maiara Niehues, 59), Ana Teles (Vera Cid, 82), Diana Silva (Alícia Correia, 90) e Ana Capeta (Inês Gonçalves, 82).

(Suplentes: Carolina Joia, Leah Scarpelli, Rita Fontemanha, Sofia Silva, Maiara Niehues, Vera Cid, Inês Gonçalves, Joana Dantas e Alícia Correia).

Treinador: Mariana Cabral.

- Benfica: Rute Costa, Ana Seiça, Carole Costa, Lúcia Alves, Catarina Amado, Pauleta, Kika Nazareth (Andreia Faria, 85), Andreia Norton (Christy Ucheibe, 72), Ana Vitória (Marta Cintra, 85), Cloé Lacasse e Jéssica Silva (Nycole Raysla, 72).

(Suplentes: Katelin Talbert, Sílvia Rebelo, Inês Simas, Andreia Faria, Marta Cintra, Nycole Raysla, Christy Ucheibe, Anna Gasper e Beatriz Nogueira).

Treinador: Filipa Patão.



Árbitro: Ana Afonso (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lúcia Alves (14), Mariana Cabral (treinadora do Sporting, 34), Ana Vitória (34), Ana Borges (34) e Joana Martins (68).

Assistência: cerca de 400 espetadores.

Tópicos
PUB