O Belenenses venceu o Sporting B por 3-1, este sábado, no Municipal de Rio Maior, sagrando-se campeão da II Liga, quando ainda faltam sete jornadas para o final da prova.
Na altura do golo, o Belenenses pouco tinha feito para justificar a vantagem mas teve o mérito de aproveitar alguma inexperiência de Juary ao cometer a falta de forma tão descarada.
A segunda parte manteve o ritmo calmo do primeiro tempo mas, aos 54
minutos, na recarga a um primeiro cabeceamento de Tiago Caeiro, Fredy colocou a bola pela segunda vez no fundo das redes da baliza defendida por Ventura.
Ao passaar da hora, Arias e Ponde combinaram pela direita, o último cruzou
para o segundo poste, onde apareceu Seejoo King a reduzir para 2-1.
Os leões acreditaram poder, ainda, discutir o jogo e, no minuto seguinte, Betinho, rematou ao poste. Era o melhor período da equipa do Sporting
B, muito por culpa do adormecimento dos jogadores do Belenenses.
Van Der Gaag mexeu na equipa e só aí a formação de Belém "voltou" ao
jogo. Aos 84 minutos, Kay respondeu da melhor maneira a um canto apontado por Fredy, o melhor jogador em campo, e fez, de cabeça, o terceiro golo da sua equipa.
"Só a subida já era importante mas ser campeão desta maneira é muito bom", afirmou o holandês Michel van der Gaag, considerando este feito superior ao quinto lugar na I Liga, ao serviço do Marítimo, que garantiu a qualificação para a Liga Europa.
O treinador do Belenenses revelou estar "muito feliz e muito orgulhoso" da sua equipa, destacando o facto de a subida e o título terem sido garantidos muito cedo, o que "não é normal nesta divisão".
"Isto quer dizer que fizemos um grande campeonato, fora do normal. Ainda bem que ganhámos hoje porque vamos lembrar-nos deste jogo em que fomos campeões da II Liga e conseguimos ganhar (ao Sporting B). A equipa nunca facilitou e merece este título porque fomos a melhor equipa durante esta época", completou Van Der Gaag, de 41 anos, citado pela Lusa.
Equipas:
- Sporting B: Ventura, Santiago Arias, Juary Soares, Pedro Mendes, Mika,
Zezinho, Kikas (Adelino Ié, 77), Seejoo King, Cristian Ponde (Nii Plange, 69), Gael Etock (Júlio Alves, 85) e Betinho.
(Suplentes: Victor Golas, Júlio Alves, Edelino Ié, Francisco Geraldes, Ricardo Tavares e Nii Plange).
Treinador: José Dominguez.
- Belenenses: Matt Jones, Duarte Machado, João Meira, Kay, Nelson, Desmarets (Yacine Si Salem, 77), Fernando Ferreira, Ricardo Alves, Tiago Silva (Arsénio, 89), Fredy e Tiago Caeiro (Diawara, 73).
(Suplentes: Filipe Mendes, Arsénio, João Afonso, Yacine Si Salem, Rambé,
Filipe Ferreira e Diawara).
Treinador: Mitchell Van Der Gaag.
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Juary Soares (27), Zezinho (35), Kay (42), Arias (57) e Pedro Mendes (72).
Assistência: cerca de 1.000 espectadores.