Belenenses derrota Académico de Viseu e deixa provisoriamente último lugar da II Liga
Um golo de Ricardo Matos, três minutos após entrar em jogo, garantiu hoje o triunfo do Belenenses sobre o Académico de Viseu (1-0), que permitiu aos ‘azuis’ deixar provisoriamente o último lugar da II Liga de futebol.
O emblema do Restelo, ainda que de forma provisória, está a apenas dois pontos do Feirense, que ocupa lugar de play-off, e a quatro da Oliveirense, a primeira em ‘zona de salvação’.
A partida, porém, não começou de feição para o Belenenses, que foi dominado no primeiro tempo e apenas deve à eficiência do seu guarda-redes, David Grilo, o 0-0 ao intervalo: o guardião esteve em plano de evidência ao travar, com os punhos, uma tentativa de Marquinho aos dez minutos, seguida de uma corajosa ‘mancha’ aos 22 minutos, quando se encontrava perante Yuri Araújo, em momento de finalização.
A segunda parte foi totalmente díspar, com a equipa lisboeta a assumir as ‘despesas’ do jogo e a estar muito perto de inaugurar o marcador aos 54 minutos, mas Moha Keita, que se encontrava em situação privilegiada para atacar com sucesso a baliza, errou o alvo, adiando a concretização do ímpeto belenense.
A fase dominadora do conjunto do Restelo foi premiada com uma substituição certeira do treinador Mariano Barreto, que lançou Ricardo Matos aos 63 minutos para que apenas três minutos depois, aos 66, se tornasse na figura do encontro ao isolar-se em profundidade após passe bem medido de Rúben Pina e a não vacilar perante o guardião João Monteiro, rematando colocado e sem possibilidades de defesa.
Motivado pelo golo alcançado, o Belenenses ainda dispôs de mais um par de ocasiões para marcar, mas não o conseguiu fazer, tal como o Académico de Viseu que, após uma segunda parte pouco feliz apenas conseguiu criar aproximações de maior perigo junto da baliza contrária nos instantes finais sem, contudo, conseguir evitar a derrota.