APAF enaltece nomeação de Catarina Campos

por Lusa
Catarina Campos em ascensão FPF

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) disse esperar que a inédita nomeação de Catarina Campos para a I Liga, no caso o jogo Casa Pia-Rio Ave, no sábado, inspire novas gerações.

José Borges enalteceu a escolha da árbitra de Lisboa, de 39 anos, para o jogo da 27.ª jornada da I Liga, marcado para Rio Maior, pouco mais de um mês e meio depois de ter sido a primeira a chefiar uma equipa de arbitragem totalmente feminina nas competições profissionais, no jogo entre Paços de Ferreira e Feirense (1-2), da II Liga, em 15 de fevereiro.

Este é um momento que simboliza progresso, igualdade e reconhecimento do talento da arbitragem feminina em Portugal. Esta nomeação reflete o excelente trabalho desenvolvido ao longo dos anos no futebol feminino e a crescente valorização das nossas árbitras, que demonstram, jogo após jogo, competência, dedicação e profissionalismo”, afirmou José Borges.

No encontro, Catarina Campos, que no último mês e meio também foi pioneira ao arbitrar dois jogos da II Liga, vai contar com as assistentes Andreia Sousa e Vanessa Gomes.

A APAF acredita que esta nomeação pode inspirar as novas gerações da nossa arbitragem”, rematou líder da APAF.

Na história já estava Andreia Sousa, de 38 anos, que se tornou a primeira assistente a figurar numa ficha de arbitragem de um jogo da I Liga em 13 de agosto de 2023, quando o Rio Ave triunfou na receção ao Desportivo de Chaves (2-0), da jornada inaugural da edição 2023/24.

Sandra Bastos segue o mesmo caminho

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), agora liderado por Luciano Gonçalves, que presidia à APAF, nomeou ainda Sandra Bastos para o jogo entre Benfica B e Académico de Viseu, da 27.ª jornada da II Liga.

A árbitra da associação de Aveiro, de 47 anos, que em 2019, se tornou na única portuguesa nomeada até agora para um Mundial feminino, vai ser a segunda a dirigir um jogo das competições profissionais nacionais, depois de Catarina Campos.

Sandra Bastos vai contar com Sandrine Bastos e Vasco Marques como assistentes nesse encontro, marcado para segunda-feira, às 18h00, enquanto Iancu Vasilica vai ser o quarto árbitro, estando Pedro Ferreira no VAR, auxiliado por Luciano Maia.

A primeira mulher a arbitrar um jogo das competições nacionais masculinas seniores em Portugal foi Ana Raquel Brochado, que, em 17 de setembro de 2006, dirigiu o embate entre Bombarralense e Monsanto (1-1), da III Divisão, então o quarto escalão nacional.
PUB