Szczesny reforça a baliza do Barcelona

por Mário Aleixo - RTP
Szczesny segura a camisola dos "blaugrana" FC Barcelona

O guarda-redes internacional polaco Wojciech Szczesny, de 34 anos, que tinha deixado o futebol, está de regresso para jogar no FC Barcelona, oficializou o líder da Liga espanhola de futebol.

O FC Barcelona e Wojciech Szczesny chegaram a acordo para a sua incorporação até 30 de junho de 2025”, referiu o clube catalão na sua página oficial na internet.

A contratação de Szczesny, que, segunda a imprensa, cumpriu na segunda-feira os habituais exames médicos, era uma questão de dias, com o FC Barcelona a avançar para o guarda-redes polaco, que tinha "pendurado as luvas", depois da lesão grave do internacional alemão Ter Stegen.

"É um momento de muito orgulho, estava preparado para deixar o futebol e estava feliz com a decisão. Não o teria feito por outro clube. Estou preparado e com muita vontade de trabalhar, vamos ver o que traz o futuro esta época”, disse o polaco, em declarações aos meios de comunicação do clube.

A ideia de recuar na decisão de deixar o futebol e assinar pelo FC Barcelona teve a influência do compatriota Robert Lewandowski.

Foi a primeira pessoa a falar-me desta possibilidade. Perguntou-me se havia possibilidade, porque eu já estava retirado. Teve de me convencer, inicialmente eu não tinha a certeza se queria novos desafios, mas falei com a família e amigos e disseram que seria estúpido se não aceitasse”, revelou Szczesny.

Com o mercado de transferências fechado e com Ter Stegen fora dos relvados para toda a época, com uma rotura total do tendão rotuliano do joelho direito, a solução, prevista em casos excecionais, foi a de encontrar um substituto.

O guarda-redes polaco chega ao clube em circunstâncias invulgares, mas o seu currículo fala por si. Na sua carreira, que teria tido um final no verão, jogou em clubes como o Arsenal, Roma e Juventus, depois de ter deixado aos 16 anos a cidade natal, de Varsóvia”, indicou o "Barça".

Desde a lesão de Ter Stegen, em 22 de setembro, na goleada no reduto do Villarreal, o FC Barcelona teve na baliza o suplente Iñaki Peña, guarda-redes titular na vitória com Getafe (1-0) e na derrota com Osasuna (4-2), para a Liga espanhola, e no triunfo com Young Boys (5-0), para a "Champions".

PUB