Esta segunda feira a FIFA poderá coroar dois portugueses, Cristiano Ronaldo e Fernando Santos, como jogador e treinador do ano. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a partir das 17h30, em Zurique, no estúdio principal da televisão suíça. O futebolista é favorito à conquista do título enquanto o técnico protagonizará com Ranieri e Zidane uma luta renhida pelo primeiro lugar.
O argentino Lionel Messi (FC Barcelona), que já tem cinco prémios, e o francês Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), que se estreia no “top-3”, são os adversários do português.
Na luta pelo prémio de melhor treinador de 2016, Fernando Santos enfrenta o italiano Claudio Ranieri, campeão inglês pelo Leicester City, e o francês Zinedine Zidane, vencedor da “Champions” e do Mundial de clubes pelo Real Madrid.
Fernando Santos pode imitar o feito de José Mourinho, que venceu o prémio em 2010, o primeiro ano em que foi atribuído.
Duas vitórias para o futebol português seria ouro sobre azul no ano de 2016, que jamais será esquecido em Portugal, como recorda o jornalista da Antena 1, Fernando Eurico.
Os votos para o prémio FIFA foram efetuados por representantes de órgãos de comunicação social, selecionadores nacionais, capitães das seleções e adeptos. Os quatro têm um peso igual no resultado final (25% cada), como conta o Fernando Eurico.
O troféu “The Best FIFA 2016” é diferente a partir deste ano e o repórter revela como será, a partir de agora, a peça que cada vencedor guardará na sua sala de troféus.
Os apresentadores escolhidos para a cerimónia foram Eva Longoria e Marco Scheryl, ela uma estrela de cinema norte-americana e ele um dos mais famosos apresentadores de televisão da Alemanha.
O espetáculo contará também com a participação de Julian Perretta, autor e cantor inglês e do grupo norte-americano Naturally7.
Os prémios a distribuir serão: melhor jogador, melhor treinador, melhor jogadora, melhor treinadora, prémio Puskas, prémio adeptos, prémio “fair play”, onze do ano (inclui os portugueses Cristiano Rinaldo e Pepe).