Quem é e como joga a seleção da Suécia

por RTP
A Suécia é uma equipa em fim de ciclo mas traiçoeira AP

Quem é o adversário da seleção de Portugal no “playoff” de apuramento para a fase final do mundial do Brasil’2014? A Suécia é uma equipa conservadora muito fiel aos seus princípios de jogo. O histórico dos jogos entre Portugal e Suécia é desfavorável à equipa nacional, em 15 jogos a formação das quinas registou 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.

O Brasil’2014 é porventura a última chance desta geração de jogadores suecos disputar uma fase final de um mundial. Porquê? É uma equipa no fim da linha com 10 futebolistas acima dos 30 anos entre os que estão na convocatória para os jogos com Portugal e só 3 abaixo dos 25 anos. No sistema de jogo é fiel ao 4x4x2.

Ibrahimovic é a referência da equipa. O maior marcador de golos da equipa destaca-se porque marca e dá a marcar (passes para golos). Esteve em 15 dos 16 golos marcados na fase de qualificação.

O guarda-redes Isaksson não é um especialista na defesa de grandes penalidades. Do outro lado quem as marca a favor dos suecos é Ibrahimovic, preferencialmente com remates em força com o pé direito e para o lado direito do guarda-redes adversário junto ao poste. Os médios Elm, Larsson e Kallstrom são as opções que se seguem para a marcação de grandes penalidades.

A defender a seleção sueca tem alguns dificuldade pelo ar, apesar dos defesas centrais e o guarda-redes serem de levada estatura, O defesa-direito Lustig denota deficiências no posicionamento.

A atacar Kallstrom é o principal municiador do capitão Ibrahimovic, de quem se espera que tudo resolva com um golpe de génio.

Nas bolas paradas ofensivas é Ibrahimovic que assume a marcação de penáltis e livres directos. Kallstrom é a alternativa.

Nas bolas paradas defensivas a equipa coloca 4/5 jogadores na barreira e nos livres laterais e cantos faz uma marcação mista (zona e HxH).

O período em que marca mais golos é entre os 75 e os 90 minutos, O espaço temporal em que mais sofre é entre os 45 e os 60 minutos.

Tudo isto e muito mais é do conhecimento da equipa técnica de Portugal e dos jogadores, resta ter a máxima concentração durante todo o jogo para que Portugal não seja surpreendido.
PUB