"A Premier League vai introduzir a tecnologia de fora de jogo semiautomático a partir de sábado, dia 12 de abril (jornada 32). A aplicação segue testes na Premier League a na Taça de Inglaterra esta temporada", explicou o organismo que tutela o futebol inglês.
O fora de jogo automático pretende trazer vantagens ao VAR, ajudando em alguns aspetos, tornando-os mais fáceis de ler e interpretar.
"O fora de jogo automático automatiza certos aspetos na decisão do fora de jogo, ajudando o VAR. Dá uma localização mais eficiente da linha de fora de jogo, usando o rastreamento óptico dos jogadores, gerando gráficos virtuais para assegurar e melhorar uma experiência dentro do estádio e na televisão melhor para os fãs".
A Premier League garante que a nova tecnologia vai manter a integridade do processo mantendo a velocidade, a eficiência e a consistência na tomada de decisão do fora de jogo.
A primeira partida a receber o fora de jogo automático será o Manchester City - Crystal Palace, no dia 12 de abril, sábado, por volta do meio-dia e meia, no Estádio Etihad.
As ligas espanhola e italiana e a Liga dos Campeões já utilizam esta tecnologia que foi utilizada pela primeira vez durante o Mundial de 2022, no Catar.