Portugal vai contar com três equipas na Liga dos Campeões feminina de futebol de 2026/27, garantindo que as duas próximas edições poderão ver crescer a participação lusa, com o campeão a ter entrada direta.
Um cenário que se abre pelo facto de os países que se encontram atrás de Portugal no ranking “não terem já equipas com hipóteses de qualificação para a fase a eliminar da Champions”, o que permite contas favoráveis à representação lusa.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o campeão português terá entrada direta na Liga dos Campeões, uma situação inédita, enquanto o segundo e terceiro classificados irão disputar as pré-eliminatórias de qualificação.
“Não conseguindo esse apuramento, participam na segunda competição europeia criada pela UEFA”, acrescentou.
Na época em curso, Benfica, campeão nacional, e Sporting, falharam o acesso à competição, com as "águias" afastadas na segunda eliminatória de apuramento pelas suecas do Hammarby, e as "leoas" pelo Real Madrid.
Em 2025/26 será a primeira época com um novo formato, que terá uma fase de liga com 18 equipas, em substituição da antiga fase de grupos, e que terá seis jornadas, com três jogos em casa e três fora.
Os quatro melhores apuram-se automaticamente para os quartos de final, enquanto que as equipas que terminarem entre o 5.º e o 12.º lugares competirão num play-off a duas mãos para garantir mais quatro equipas.