A seleção portuguesa feminina de futebol tem esta terça-feira o jogo decisivo na corrida a uma terceira presença consecutiva na fase final do Europeu, quando defrontar a República Checa, em Teplice, na segunda mão do derradeiro play-off de apuramento.
No reduto do FC Porto, as checas adiantaram-se no marcador aos 33 minutos, por Katerina Svitkova, mas, no início da segunda parte, aos 47, as comandadas de Francisco Neto restabeleceram a igualdade, por intermédio de Kika Nazareth.
Na antevisão à partida, o selecionador Francisco Neto não fugiu à responsabilidade. O treinador disse esperar um confronto equilibrado e preferiu focar-se nas questões que Portugal pode controlar e não em aspetos como a meteorologia ou o estado do relvado. Ciente da responsabilidade e com clara ambição de garantir o apuramento, Francisco Neto deixou, ainda assim, uma opinião: "É injusto depositarmos todo o desenvolvimento do futebol feminino num só jogo e nestas 25 jogadoras".
Portugal procura estar em 2025 na terceira fase final consecutiva da prova, depois das presenças em 2017 e 2022, e a quarta participação numa grande competição, pois também esteve no Mundial de 2023.
A República Checa, que segue seis lugares abaixo de Portugal no ranking da FIFA (28.º contra 22.º), nunca esteve numa fase final.
O encontro entre Portugal e República Checa, da segunda mão do último play-off de apuramento para o Euro2025, realiza-se na AGC Arena Na Stinadlech, em Teplice, com arbitragem da finlandesa Lina Lehtovaara.
A fase final da 14.ª edição do Campeonato da Europa feminino de futebol realiza-se na Suíça, de 2 a 27 de julho de 2025.