João Palhinha, devido a motivos pessoais, falhou hoje o arranque do estágio de Portugal para os duelos com Polónia e Escócia, da Liga das Nações de futebol, num treino em que foi a única baixa para Roberto Martínez.
De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o médio do Bayern Munique foi devidamente autorizado a ausentar-se da Cidade de Futebol, em Oeiras, e já marcará presença na sessão de treino de quarta-feira, também agendada para as 18:00.
O guarda-redes Ricardo Velho, o médio Samuel Costa e o defesa Tomás Araújo, chamado hoje para render o Gonçalo Inácio, fizeram as estreias em treinos pela seleção principal, numa sessão que teve os primeiros minutos abertos à comunicação social e que contou com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes.
Durante esse período, todos os 25 jogadores estiveram à disposição do selecionador nacional, realizando os habituais exercícios de aquecimento, primeiro sem e depois com bola.
Nota ainda para o guarda-redes Samuel Soares, dos sub-21 e do Benfica, que se juntou à seleção principal e treinou junto do trio formado por Diogo Costa, Rui Silva e Ricardo Velho.
A formação das `quinas` joga com a Polónia no sábado, em Varsóvia, e, três dias depois, defronta a Escócia, em Glasgow, em encontros da terceira e quarta jornadas do Grupo A1 da Liga das Nações. Os jogos são ambos às 19:45 (horas de Lisboa).
Depois de duas jornadas, Portugal, que venceu por 2-1 na receção a Croácia e Escócia, lidera isolado o agrupamento, com seis pontos, contra três de croatas e Polónia e nenhum dos escoceses.
Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro agrupamentos da Liga A da quarta edição da prova seguem para os quartos de final.
Portugal conquistou em 2019 a primeira edição da Liga das Nações, ao bater na final os Países Baixos por 1-0, no Estádio do Dragão, no Porto, graças a um golo de Gonçalo Guedes.