O Osasuna qualificou-se para a final da Taça do Rei de Espanha, ao empatar 1-1 no prolongamento no terreno do Athletic Bilbau, beneficiando da vitória caseira, por 1-0, na primeira mão das meias-finais.
A presença na final só ficou decidida no prolongamento, com o jovem defesa Pablo Ibañes, entrado aos 100, a marcar aos 116 o golo do apuramento da formação de Pamplona, que soube sofrer – o Athletic Bilbau rematou 23 vezes contra oito do Osasuna.
O Osasuna qualificou-se pela segunda vez para a final da Taça do Rei, reeditando o feito de 2005, quando foi batido no encontro decisivo pelo Betis.
O encontro no San Mamés começou atrasado após a polícia basca reter durante cerca de meia hora a comitiva do Osasuna, que se atrasou na chegada ao estádio e que, através das redes sociais, já fez saber que quer explicações das autoridades pelo sucedido.
A outra partida das "meias" é disputada esta quarta-feira, na Catalunha, entre o FC Barcelona e o Real Madrid, com os catalães em vantagem após a vitória fora, por 1-0, no primeiro jogo, em 2 de março último.