O Lille, treinado pelo português Paulo Fonseca, venceu hoje por 4-3 na receção ao Mónaco, na 12.ª jornada da Liga francesa de futebol, ultrapassando os monegascos no sexto lugar após um jogo 'de loucos'.
Às duas desvantagens os monegascos, com Gelson Martins como suplente não utilizado, responderam, primeiro pelo brasileiro Caio Henrique, aos 34, e depois por Disasi, aos 44, antes de ficarem na frente pela primeira vez aos 53, pelo belga Ben Yedder.
Foi a vez dos ‘dogues’ fazerem a ‘remontada’, com Cabella a ‘bisar’ aos 62 e Bamba a fechar o 4-3, a passe do inglês ex-Boavista Angel Gomes, aos 70.
A terceira vitória seguida para Paulo Fonseca, com quatro triunfos nas últimas cinco jornadas, deixa o Lille com 22 pontos no sexto lugar, a um do quinto e a dois do quarto posto, enquanto o Mónaco cai para sétimo, com 21.
Antes, um golo de Rony Lopes, aos 61, ajudou o Troyes a ‘segurar’ o Lorient, num empate a duas bolas em que também Abdu Conté foi titular na equipa da casa, deixando os forasteiros no terceiro lugar, com 27 pontos, e alcançados pelo Lens, agora segundo após vencer o Marselha (1-0) no sábado.
Um penálti do costa-marfinense Nicolas Pépé aos 90+7 resgatou um ponto para o Nice, na receção ao Nantes, que se tinha adiantado por Ganago aos 49, mantendo as duas equipas na segunda metade da tabela.
O Reims venceu o Auxerre (2-1) e afastou-se dos lugares de descida, em que está o adversário de hoje, e o Brest, 17.º e primeiro abaixo da ‘linha de água’, ganhou fôlego na luta pela permanência ao triunfar no reduto do Clermont, nono, por 3-1.
Toulouse e Estrasburgo empataram a duas bolas, e Xeka foi titular num Rennes que segue em grande forma, somando a quarta vitória consecutiva, desta feita no reduto do lanterna-vermelha Angers (2-1).
O campeonato é liderado pelo Paris Saint-Germain, que na sexta-feira venceu na Córsega o Ajaccio (3-0), com cinco pontos de vantagem para o Lens.