O Lille ganhou no terreno do Clermont (2-0) e o Mónaco saiu vencedor da deslocação ao estádio do Auxerre (3-2), em jogos da 16.ª jornada da liga francesa de futebol, com ambas as equipas em disputa pelos lugares europeus.
Numa partida em que o treinador Paulo Fonseca fez alinhar três jogadores portugueses no "onze" titular - André Gomes, José Fonte e Tiago Djaló -, a equipa da casa acabou reduzida a 10, após expulsão de Caufriez (90).
Já o Mónaco, com Gelson Martins a jogar de início, impôs-se ao Auxerre (18.º com 13), com uma grande penalidade de Ben Yedder (45+3) e um "bis" de Ben Seghir (58 e 85), enquanto Niang marcou, aos 30, de penálti, para a formação da casa, que beneficiou ainda de um autogolo de Fofana (68).
Gelson Martins, de 27 anos, cumpriu o oitavo jogo esta época pelos monegascos, a quinta desde que saiu do Atlético de Madrid rumo ao Principado.
O extremo internacional português não jogava desde 13 de outubro, quando foi suplente utilizado na goleada sofrida no reduto do Trabzonspor (4-0) na Liga Europa, e foi titular pela primeira vez desde 6 de agosto, na vitória por 2-1 em casa do Estrasburgo.
Os monegascos são quintos classificados da Ligue 1, com 30 pontos, ocupando a última posição "europeia".