Liga Nações. Itália vence Bélgica e França empata com Israel

por Mário Aleixo - RTP
França e Israel repartiram os pontos Christophe Petit Tesson - EPA

A Itália qualificou-se para os "quartos" da Liga das Nações de futebol, ao venceu na Bélgica, por 1-0, enquanto a França não foi além de um nulo no jogo de alto risco frente a Israel, em Paris.

A "squadra azzurra" foi a Bruxelas bater a forte seleção belga graças a um golo do médio Sandro Tonali, que alinha nos ingleses do Newcastle, logo no início da partida, aos 11 minutos, após assistência do central Giovanni Di Lorenzo.

Já a seleção gaulesa, sem a sua principal figura, Kylian Mbappé, não conseguiu introduzir a bola na baliza do guarda-redes Daniel Peretz, do Bayern Munique, que foi a grande figura da partida, decisivo para o nulo verificado no final dos 90 minutos.


Tensão no Stade de France

O jogo disputado no Stade de France foi disputado sob um dispositivo policial extraordinário e apenas com cerca de 20 mil espetadores nas bancadas, pouco mais de uma semana depois do episódio de violência em Amesterdão, na sequência de um jogo do Maccabi Telavive.

O único momento de tensão ocorreu numa das bancadas superiores, durante a primeira parte, com os "stewards" a evitarem uma maior altercação entre adeptos israelitas e franceses, enquanto aproximadamente quatro mil agentes asseguravam o policiamento do encontro, dentro e fora do estádio.

No próximo encontro, a Itália defende a liderança e três pontos de vantagem sobre a França, igualmente já apurada para os ‘quartos’, mas que necessita de corrigir a derrota por 3-1 em casa para aspirar ao primeiro lugar do Grupo A2.

À entrada para a derradeira jornada, a Itália lidera com 13 pontos, seguida da França, com 10, da Bélgica, com quatro, e de Israel, com um.

PUB