Paços de Ferreira e Santa Clara procuram na quinta-feira assegurar um lugar na fase de grupos da Liga Conferência Europa de futebol com deslocações a Londres e a Belgrado, respetivamente, ambos em vantagem na eliminatória do "play-off".
As duas equipas portuguesas viajam com a vantagem mínima na bagagem, com o Paços de Ferreira a ter, na teoria, a tarefa mais difícil dos dois emblemas, já que desta vez o Tottenham deverá apresentar uma equipa bem mais competitiva e com algumas das sua estrelas.
Na Mata Real, Nuno Espírito Santo fez uma "revolução" e apresentou apenas jogadores que são habituais suplentes, acabando o Paços por aproveitar para alcançar a maior vitória da sua história na Europa, graças a um golo do avançado brasileiro Lucas Silva, aos 45 minutos.
Mesmo em vantagem, o Paços de Ferreira, liderado por Jorge Simão, que está a viver a sua segunda passagem pelo clube, vai ter uma missão bem difícil em Londres, onde vai encontrar um clube que, por exemplo, foi finalista da Liga dos Campeões em 2018/19.
O Tottenham venceu nas duas primeiras jornadas do campeonato inglês, tendo no arranque batido o campeão Manchester City, por 1-0.
Na sua quinta aventura europeia, o Paços de Ferreira vai tentar ultrapassar o "play-off" e repetir o feito de 2013/14, quando marcou presença da fase de grupos da Liga Europa.
Nessa campanha, dividida entre os técnicos Costinha e Henrique Calisto, os "castores" não venceram qualquer encontro, mas alcançaram um surpreendente empate na receção à Fiorentina (0-0) e duas igualdades nos duelos com os romenos do Pandurii (1-1 e 0-0).
Em Belgrado, os açorianos já não vão poder contar com Carlos Júnior, em destaque neste arranque de temporada, que rumou até à Arábia Saudita.
A equipa de Daniel Ramos leva até agora um registo totalmente vitorioso nas pré-eliminatórias, mas vai encontrar um Partizan que está a ter um excelente arranque de temporada, com vitórias nas cinco primeiras jornadas do campeonato local, com 18 golos marcados e apenas um sofrido.
O clube sérvio conta com algumas figuras que passaram pelo futebol português, como avançado cabo-verdiano Ricardo Gomes (Vizela, Vitória de Guimarães e Nacional da Madeira), o extremo Lazar Markovic (Benfica e Sporting) e o veterano guarda-redes Vladimir Stojkovic (Sporting) e o defesa Aleksandar Milijkovic (Sporting de Braga).