John van’t Schip vai comandar o Ajax até final da atual temporada, numa altura em que o clube de Amesterdão ocupa o último lugar da liga de futebol dos Países Baixos e vive a pior época de sempre.
O antigo avançado rende no banco Maurice Steijn, despedido na semana passada, e Hedwiges Maduro, que esteve como treinador interino até domingo.
Após a goleada sofrida no domingo perante o eterno rival PSV Eindhoven (5-2), o Ajax, que conta no plantel com o avançado português Carlos Forbs, caiu para um impensável último lugar do campeonato e reforçou aquela que está a ser a pior temporada dos 123 anos da sua história.
“O Ajax precisa de começar a melhorar rapidamente e estou muito feliz por poder voltar e contribuir para que isso aconteça”, disse John van’t Schip, em declarações publicadas no site oficial.
O antigo internacional holandês começou a carreira de treinador nas camadas jovens e depois como adjunto no Ajax, tendo ainda passado largos anos na Austrália, no Melbourne City. Mais recentemente, esteve no comando da seleção da Grécia.
Schip assinou contrato até junho de 2025, mas só ficará como treinador até final da atual época, passando depois para a direção técnica. A sua estreia está agendada já para quinta-feira, na receção ao Volendam, para a liga holandesa.
O Ajax é recordista de títulos nos Países Baixos, com 36 campeonatos conquistados, e um histórico do futebol europeu, com quatro Taças dos Campeões/Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Taça das Taças.