O campeão Inter Milão mantém uma base idêntica para procurar o bicampeonato italiano de futebol, face à concorrência de uns renovados AC Milan e Juventus, numa luta pelo ambicionado "scudetto" que se espera mais competitiva.
Além dessa perspetiva de continuidade, os campeões ainda se reforçaram com o avançado iraniano ex-FC Porto Mehdi Taremi e o médio polaco Piotr Zielinski, que era do Nápoles, contratando em definitivo os jogadores Carlos Augusto, Davide Frattesi e Marko Arnautovic, que já se encontravam emprestados ao plantel da cidade de Milão.
Milan...
Por outro lado, o AC Milan alterou logo no banco de suplentes, apostando no treinador português Paulo Fonseca (ex-Lille), a render Stefano Pioli no cargo, e foi mais ativo no mercado de transferências, contando já com transferências como Emerson Royal (ex-Tottenham), Strahinja Pavlovic (ex-Salzburgo) e Álvaro Morata (ex-Atlético de Madrid).
Contudo, o plantel dos milaneses, que continuam a contar com Rafael Leão como uma das suas maiores estrelas, ficou desfalcado do avançado francês Olivier Giroud, rumo aos norte-americanos do Los Angeles FC, e ainda do central dinamarquês Simon Kjaer.
Juventus...
A Juventus, terceira colocada na última época, perdeu recentemente a hegemonia em Itália e procura regressar aos títulos, contando com o treinador Thiago Motta em detrimento de Massimiliano Allegri e com os reforços Douglas Luiz (ex-Aston Villa) e Khéphren Thuram (ex-Nice), tendo abandonado apenas Adrien Rabiot e Moise Kean.
Já numa segunda linha de candidatos, está a Atalanta, de Gian Piero Gasperini, a atual detentora da Liga Europa, que contratou em definitivo De Ketelaere e ainda colmatou as saídas de Hans Hateboer e Aleksey Miranchuk com Ben Godfrey ou Nicolò Zaniolo.
Também com acesso direto à Liga dos Campeões ficou o surpreendente Bolonha, após o quinto lugar alcançado que despertou a atenção dos "tubarões" em Riccardo Calafiori (Arsenal) e Joshua Zirkzee (Manchester United), além da ida de Thiago Motta para a Juventus, levando à contratação do treinador Vincenzo Italiano, vindo da Fiorentina.
No entanto, o Bolonha procura manter a ambição com Emil Holm e Nicolò Cambiaghi, ambos ex-Atalanta, Juan Miranda (ex-Betis) e Thijs Dallinga (ex-Toulouse), além de adquirir em definitivo Remo Freuler e Jens Odgaard, importantes na última época.
Os rivais da capital italiana, Roma e Lazio, sexto e sétimo classificados, respetivamente, na última época, têm em comum a perda das principais referências atacantes, Romelu Lukaku e Ciro Immobile, mas os pupilos de Daniele De Rossi contam com Matías Soulé ou Artem Dovbyk, enquanto Marco Baroni terá ao dispor Mattéo Guendouzi na Lazio.
Última equipa "europeia", a Fiorentina, sob as ordens de Raffaele Paladino, resgatou o guarda-redes espanhol David de Gea do desemprego e recrutou também Moise Kean à Juventus, face às saídas de Nikola Milenkovic, Giacomo Bonaventura ou Alfred Duncan, contrastando com a desilusão Nápoles, que espera que a experiência de Antonio Conte os leve de volta às competições europeias e à luta pelo cetro conquistado há dois anos.
O pontapé de saída é dado no sábado, com a entrada em cena do campeão Inter Milão, na casa do Génova.