O alemão Hansi Flick é o novo treinador da equipa principal masculina de futebol do FC Barcelona, com um contrato de duas épocas, válido até 30 de junho de 2026, informou o clube espanhol.
O clube adianta na sua página oficial, que o "Barça" garante “um treinador conhecido pelo seu futebol de pressão alta, intenso e inconformado”, com experiência quer a nível de clubes, como da seleção (da Alemanha).
O anúncio da chegada do germânico, de 59 anos, acontece poucos minutos depois de o emblema espanhol formalizar em comunicado o acordo de rescisão com o treinador e ex-futebolista Xavi Hernández, cuja saída foi anunciada na última semana e quando existia um contrato por mais uma temporada.
Flick chega ao FC Barcelona num momento em que estava sem treinar, depois de ter sido despedido em setembro da "Mannschaft", na sequência da goleada sofrida pelos alemães diante do Japão (4-1).
Na carreira, o treinador foi primeiro adjunto de Joachim Löw na seleção, durante seis anos, e só mais tarde assumiu o cargo de selecionador principal, num percurso em que também treinou o FC Bammental, o Hoffenheim e o Bayern Munique.
Pelos bávaros, conquistou um Mundial de clubes, uma Liga dos Campeões, no Estádio da Luz, em Lisboa, uma supertaça europeia, dois campeonatos, uma supertaça da Alemanha e uma Taça da Alemanha.