Em direto
Guerra no Médio Oriente. A evolução do conflito entre Israel e Irão

Governo irlandês quer protestar encontro com a França

por RTP
Thierry Henry depois de dominar a bola com a mão passa para Gallas fazer golo Foto: AP

O governo irlandês quer protestar o encontro de quarta-feira entre as selecções de futebol da Irlanda e da França, no qual um golo irregular de Thierry Henry, no prolongamento, garantiu o apuramento dos gauleses para o Mundial2010. 

O ministro irlandês da Justiça, Dermot Ahern, anunciou hoje que já pediu à federação de futebol do país que formalize um protesto sobre o encontro, da segunda mão do "play-off" de apuramento para o Mundial da África do Sul.
 
"Se este resultado se mantiver, reforça a ideia de que quem faz batota ganha", afirmou o ministro. 
 
No Estádio de França, Paris, na segunda mão do "play-off" de apuramento para a África do Sul, os irlandeses (derrotados por 1-0 em Dublin) igualaram a eliminatória graças a um tento de Robbie Keane, aos 33 minutos, e adiaram a decisão para o prolongamento. 
 
O encontro ficou decidido aos 103 minutos, com um golo de Gallas, após lance de Henry, que ajeitou a bola com a mão antes de fazer a assistência para o defesa francês. 
 
O "capitão" dos "Bleus" afirmou pouco depois do final do encontro: "Sim, há mão, mas eu não sou árbitro". 

Entretanto, em Inglaterra, a imprensa chama "batoteiro" a Henry e está indignada com o golo irregular que atirou Irlanda de uma possível qualificação para o Mundial da África do Sul.

PUB