Fernando Santos grato por ter liderado a seleção da Polónia

por RTP
Reuters

Fernando Santos, de 68 anos, foi esta tarde demitido do cargo. No comunicado oficial da Federação Polaca, o treinador agradeceu a ligação que manteve com a seleção daquele país.

"Apesar de estarmos a chegar ao fim da nossa cooperação, estou grato por ter dirigido a seleção polaca e desejo tudo de bom à Polónia e ao seu povo, que me acolheu tão bem quando aqui vivi", afirmou o agora ex-selecionador.

Fernando Santos iniciou o trajeto na seleção polaca com uma derrota frente à República Checa no apuramento para o Euro2024 de futebol, venceu depois a Albânia e a Alemanha, esta última em jogo particular, antes de nova derrota frente à Moldova.

A Polónia bateu depois as Ilhas Faroé, mas foi derrotada no domingo pela Albânia e está em situação complicada na luta pelo apuramento para o próximo Campeonato da Europa.

Com duas vitórias e três derrotas na qualificação, os polacos estão em quarto no Grupo E, com seis pontos em cinco jogos, atrás da Albânia, que tem 10, da República Checa e da Moldova, com oito, e apenas à frente das Ilhas Faroé, com um.

Santos substituiu no cargo Czeslaw Michniewicz, que conduziu a seleção polaca no Mundial2022, no Qatar, no qual acabou por ser eliminada nos oitavos de final pela França, finalista vencida da competição.

Antes, o técnico luso liderou a seleção portuguesa desde 2014 e saiu em 15 de dezembro de 2022, depois de dar os dois primeiros troféus internacionais a nível sénior a Portugal, com a conquista do Euro2016 e da Liga das Nações de 2019.

Em 109 jogos com a seleção lusa, Fernando Santos conseguiu 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas, a última das quais frente a Marrocos, por 1-0, nos quartos de final do Mundial2022 de futebol.

c/Lusa



PUB