Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Fernando Santos é o novo selecionador do Azerbaijão

por RTP
Arif Hudaverdi Yaman / Anadolu via AFP)

Fernando Santos acaba de assinar contrato e é o novo selecionador do Azerbaijão. O treinador que foi campeão da Europa por Portugal vai tentar qualificar o Azerbaijão para o Euro 2028. Outro dos objetivos que assumiu com este contrato é a organização do futebol jovem do país.

Fernando Santos completa em outubro 70 anos. Dividiu boa parte da carreira por Portugal e pela Grécia onde treinou seleções e clubes.

Já depois do Mundial do Catar, onde se despediu da seleção portuguesa, treinou a seleção da Polónia e o Besiktas da Turquia.

Ganhou notoriedade no fim dos anos 90 quando venceu o pentacampeonato pelo FC Porto.

A contratação foi entretanto confirmada pela Federação do Azerbeijão. “Foi decidido nomear Fernando Santos como treinador principal da seleção do Azerbaijão, tendo em conta a sua rica experiência como um dos mais conhecidos especialistas do futebol mundial, os seus sucessos ao longo da sua carreira profissional, incluindo o campeonato europeu com a seleção portuguesa”, indicou a Federação do Azerbaijão (AFFA) em comunicado na sua página oficial.

As funções de Fernando Santos estendem-se à formação, ao desenvolvimento do futebol no país.
Na mesma nota, o organismo acrescenta que a ligação com o treinador português não será de curta duração, num projeto que se quer ambicioso.

“Tendo em conta que o processo não será de curta duração e que abrangerá um determinado período, foi traçado ao treinador português o objetivo de formar uma equipa competitiva para uma campanha de sucesso na fase de qualificação do Euro 2028", justifica a AFFA.
PUB