Euro2024: Espanha com mais de metade de jogadores no melhor "onze" da competição

por RTP
REUTERS/Lisi Niesner

A nova campeã europeia continua a marcar pontos em todos os sentidos. Agora, Espanha contribui com mais de metade dos futebolistas na equipa ideal do Euro2024.

Na lista hoje conhecida surgem nomes como Marc Cucurella, Dani Olmo, Fabián Ruiz e Nico Williams a juntarem-se aos já consagrados Rodri e Lamine Yamal.

Yamal tinha sido eleito logo no domingo, dia da final e da vitória diante da Inglaterra (2-1), o melhor jogador jovem do torneio, enquanto Rodri foi considerado o melhor futebolista da competição.

Tendo por base as escolhas de um painel de 12 antigos jogadores e treinadores, no melhor 'onze' do Euro2024, divulgado pela UEFA,  figura ainda Kyle Walker, o único jogador de Inglaterra, a seleção vice-campeã.

Fazem parte ainda desta equipa ideal os franceses Mike Maignan (guarda-redes) e William Saliba (defesa central), o suíço Manuel Akanji (defesa central) e o alemão Jamal Musiala (avançado).

O painel de observadores da UEFA, formado Aljosa Asanovic (Croácia), Rafael Benítez (Espanha), Frank de Boer (Países Baixos), Packie Bonner (Irlanda), Fabio Capello (Itália), Jean-François Domergue (França), Avram Grant (Israel), Aitor Karanka (Espanha), Ioan Lupescu (Roménia), David Moyes (Escócia), Michael O'Neill (Irlanda do Norte) e Ole Gunnar Solskjaer (Noruega), elegeu ainda o sistema tático '4-3-3', o mais utilizado no torneio.

Portugal despediu-se do Euro2024 ainda nos quartos de final, depois de perder com a França no desempate por grandes penalidades (5-3, após o 0-0 no final do prolongamento), e já depois de também ter ultrapassado os 'oitavos' na marca dos 11 metros, então diante da Eslovénia (3-0, depois de novo 0-0).

c/Lusa

PUB