Daniel da Mota detido por exploração indevida

por Mário Aleixo - RTP
Daniel da Mota está a contas com a justiça luxemburguesa Youtube

O jogador lusodescendente que integra a seleção nacional luxemburguesa está em prisão preventiva por suspeitas de exploração fraudulenta de pessoa em situação de vulnerabilidade (abuso de fraqueza), segundo a procuradoria do Luxemburgo.

A informação foi avançada pelo jornal luxemburguês Tageblatt e confirmada pela procuradoria do Luxemburgo.

"Ele foi ouvido pelo juiz de instrução e constituído arguido no dia 16 de janeiro", tendo o juiz determinado a prisão preventiva nesse mesmo dia, disse à Lusa o porta-voz da Procuradoria, Henri Eippers.

Segundo a Rádio Latina, emissora em português no Luxemburgo, que cita o advogado do jogador, Daniel da Mota é suspeito de se ter "aproveitado da debilidade de uma idosa", de quem terá recebido "quantias avultadas de dinheiro, através de transferências bancárias, durante os últimos três anos".

De acordo com o advogado do jogador, citado pela Rádio Latina, o caso terá sido denunciado pelo banco onde o jogador tem conta.

O futebolista, de 33 anos, foi candidato em outubro de 2018 às eleições legislativas pelo partido luxemburguês ADR, conhecido pelas posições contra os direitos dos estrangeiros.

Em 2012, o jogador nascido em Ettelbruck, filho de imigrantes de Celorico de Basto, marcou um golo contra a seleção nacional portuguesa que foi aplaudido pela maioria do público, incluindo os muitos imigrantes portugueses que assistiam ao jogo do Grão-Ducado contra a equipa liderada por Cristiano Ronaldo.
PUB