Copa América. Brasil bate Peru com golo de Paquetá e está na final
O anfitrião da prova o Brasil, campeão em título, qualificou-se para a final da edição 2021 da Copa América em futebol, ao vencer o Peru por 1-0, na primeira meia-final, disputada no Engenhão, no Rio de Janeiro.
Os brasileiros poderiam ter chegado ao intervalo com uma vantagem maior, mas, na segunda parte, o Peru, que não existira ofensivamente na primeira, foi a melhor equipa e criou algumas oportunidades para restabelecer a igualdade.
Lapadula, logo aos 49 minutos, García, aos 61, e Callens, aos 81, ameaçaram Ederson, que defendeu nas duas primeiras ocasiões e, na terceira falhou, ao sair e ser batido nas alturas pelo central peruano, que cabeceou ao lado.
O Brasil foi, ainda assim, um justo vencedor e está pela oitava vez na final, sendo que ganhou as últimas cinco, em 1997 (3-1 à Bolívia), 1999 (3-0 ao Uruguai), 2004 (4-2 nos penáltis à Argentina), 2007 (3-0 à Argentina) e 2019 (3-1 ao Peru).
Por seu lado, o Peru, campeão em 1939 e 1975, vai ter de contentar-se com o jogo de apuramento do terceiro lugar, no qual já poderá contar com André Carrillo, ex-jogador de Sporting e Benfica, que fez muita falta nas meias-finais.
Em relação ao jogo dos "quartos", o Brasil procedeu a duas alterações, com a entrada do benfiquista Everton e de Lucas Paquetá para os lugares do castigado Gabriel Jesus e de Roberto Firmino, enquanto o Peru trocou o suspenso Carrillo por Callens, passando para um esquema com três centrais, em 5-4-1.