O Leeds venceu de forma categórica o Chelsea por 3-0 e ascendeu, provisoriamente, ao pódio da Liga inglesa de futebol, juntamente com o Brighton, que triunfou por 2-0 em Londres e atirou o West Ham para último classificado.
A equipa comandada por Thomas Tuchel acusou o golo sofrido e, pouco depois, foi o ex-benfiquista Rodrigo (37) a cabecear para o fundo das redes e a piorar o cenário para o Chelsea, que nunca se conseguiu encontrar no jogo da terceira jornada.
Jack Harrison, que tinha servido Rodrigo no segundo tento, viu o espanhol retribuir-lhe a assistência para colocar um ponto final, aos 69 minutos, nas aspirações dos visitantes, que ainda viram o central senegalês Koulibaly receber o segundo cartão amarelo e consequente expulsão.
Com este triunfo, o Leeds sobe ao terceiro posto, com os mesmos pontos de Brighton (quarto) e Tottenham (segundo), todos a dois pontos do líder Arsenal, que pode ser ‘apanhado’ pelo campeão Manchester City ainda no dia de hoje, se vencer o Newcastle.
Já o Chelsea, averbou o primeiro desaire e segue no 12.º lugar, com quatro.
À mesma hora, o Brighton deslocou-se à capital inglesa para agudizar o mau início de época do West Ham, que soma três derrotas em outros tantos encontros na prova.
No London Stadium, os ‘seagulls’ deram continuidade ao bom momento e abriram o marcador através de um pontapé do argentino Mac Allister, aos 22 minutos, da marca do ‘onze’ metros, a castigar um falta cometida pelo defesa Thilo Kehrer.
O central alemão, contratado nos últimos dias ao Paris Saint-Germain, é o primeiro jogador a cometer um penálti na sua estreia na Premier League pelo West Ham, desde o português José Fonte contra o Manchester City, em fevereiro de 2017.
No segundo tempo, Pascal Gross tocou de forma sublime para isolar o belga Leandro Trossard, que só com Fabianski pela frente, aumentou a vantagem para 2-0, deixando os ‘hammers’ no último lugar na classificação, ainda sem pontos, tal como Manchester United (menos um jogo).