Candidatura ibero-marroquina falha mundial feminino

por Lusa
O Mundial feminino de futebol de 2035 falha a Portugal, Espanha e Marrocos FPF

A candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos ao Mundial feminino de 2035 foi retirada devido ao país africano ter desistido de concorrer para aquela edição, revelou fonte conhecedora do processo.

"Marrocos informou que não tinha intenções de concorrer em 2035, pelo que as três federações conversaram e decidiram retirar a candidatura", acrescentou a mesma fonte, adiantando que ficou no ar a possibilidade de ser apresentada a candidatura conjunta ao Mundial de 2039, "faltando agora formalizar" a mesma.

O período para a manifestação de intenções quanto à organização do Mundial2035 feminino de futebol terminou na segunda-feira, tendo o Reino Unido ficado como único candidato à sua organização. As candidaturas formais têm de ser submetidas até ao fim de novembro próximo e a votação vai ocorrer no Congresso da FIFA de 2026.

Os Estados Unidos são os favoritos a acolherem o Mundial2031, depois de terem abdicado da candidatura à edição de 2027, vencida pelo Brasil.

Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar em conjunto o Mundial masculino de 2030, num torneio que vai ter ainda jogos no Uruguai, na Argentina e no Paraguai, numa celebração do centenário do torneio, que se realizou pela primeira vez em território uruguaio, em 1930, com vitória da equipa da casa.

Portugal vai receber o segundo grande torneio, depois de ter acolhido o Euro2004, enquanto para Espanha este será o segundo Mundial, após a organização da edição de 1982, conquistada pela Itália.

 

Tópicos
PUB