Cabo Verde pela primeira vez na CAN

por RTP
Fase do jogo em Yaoundé

Os cabo-verdianos dispunham de uma vantagem de dois golos, mas a segunda mão fora, com uma equipa como a camaronesa, não deixava antever facilidades

A seleção de Cabo Verde qualificou-se pela primeira vez para a fase final de uma Taça das Nações Africanas (CAN), ao impor-se aos todo poderosos Camarões, nas duas mãos da última ronda de acesso à prova.

Os "Tubarões Azuis" perderam em Yaoundé por 2-1, este domingo, mas  valeu a vantagem de dois golos, obtida em setembro, no Estádio da Várzea, na Cidade da Praia.

Heldon ("Nhuk"), que joga no Marítimo, abriu o marcador de livre direto, aos quatro minutos do jogo, realizado à chuva, no Estádio Ahmadou Ahidjo,  perante cerca de 45 mil espetadores.

Os Camarões, com Eto'o em campo, empataram aos 21 minutos, e deram a volta ao resultado três minutos depois dos 90, por Olinga.

Para a história, Cabo Verde alinhou com Vozinha, na baliza, Carlitos, Nando, Vareal e Gêgê, na defesa, Ricardo, Marco Soares, Tony Varela e Babanco, no meio campo, e Nhuk e Djaniny, no ataque. Como suplentes, o técnico Lúcio Antunes tinha no banco Fóck, Tax, Pécks, Rony, David Silva, Ryan e Zé Luís.

"É um grande feito. Fizemos um bom jogo de futebol e controlámo-lo bem.
Destaco o sacrifício dos jogadores, que têm muita qualidade e categoria.
Vamos desfrutar a qualificação. Parabéns a Cabo Verde", disse Lúcio Antunes, selecionador nacional cabo-verdiano, no final do encontro.

O jogo foi dirigido por um quarteto de arbitragem do Egipto, chefiado por Greisha Gihed, auxiliado por Degaish Aymen e Dorry Abd El Salam Tamer, sendo quarto árbitro Ashor Mahmoud.
PUB