Em direto
Pós-legislativas. Presidente da República continua a auscultar partidos

"Bodycams" no Mundial de Clubes de futebol

por Mário Aleixo - RTP
A FIFA procura aproximar-se ainda mais da verdade desportiva EPA

A FIFA confirmou que os árbitros que estarão no Campeonato do Mundo de Clubes, no próximo verão, vão utilizar "bodycams".

Segundo Pierluigi Collina, ex-árbitro e atual presidente do comité de arbitragem da FIFA, a utilização de câmaras no peito dos árbitros será um teste para dar "uma nova experiência" aos espectadores.

"Pelas imagens de uma outra perspetiva e o ângulo nunca antes visto, é uma boa oportunidade para dar uma nova experiência a quem vai assistir aos jogos", disse.

No entanto, o antigo árbitro conceituado considera que terá também um objetivo "educativo": "Será utilizado para ensinar árbitros. Ter a possibilidade de ver o que o árbitro vê durante o jogo, avaliar como tomou uma decisão, como estava a ver, e por aí em diante".

A possibilidade já tinha sido criada quando o International Board (IFAB), que cria as regras da modalidade, permitiu que a tecnologia fosse testada.

FC Porto e Benfica são os clubes portugueses na competição. Os "dragões" estão no grupo A com Palmeiras, Inter Miami e Al-Ahly, enquanto que as "águias" estão no grupo C e defrontarão o Bayern de Munique, Boca Juniors e Auckland City.

PUB