O campeão em título Benfica manteve-se hoje sem triunfos na edição 2022/23 da UEFA Youth League em futebol, ao desperdiçar quase uma hora em vantagem numérica no reduto da Juventus (1-1), em Turim.
Os 'encarnados' ainda se adiantaram, aos 62 minutos, com um 'tiraço' de fora da área de Luís Semedo, que já havia marcado no encontro das meias-finais da época passada entre as duas equipas (4-3 nos penáltis, após 2-2), mas deixaram-se empatar.
Já aos 90+3 minutos, a Juventus beneficiou de um penálti, por falta de Tiago Coser sobre Maressa, e André Gomes, o 'herói' nos penáltis da época passada, defendeu o remate de Dean Huijsen, só que, na recarga, Samuel Mbangula, mais rápido, faturou.
Nos instantes finais, aos 90+5 minutos, o Benfica ainda conseguiu introduzir pela segunda vez a bola na baliza da 'Juve', por intermédio de Coser, como que a redimir-se do penálti cometido, mas o árbitro anulou o lance. Polémica a acabar.
Apesar de poder queixar-se desta decisão, o conjunto de Luís Araújo tem de lamentar-se sobretudo de si, por não ter conseguido tirar partido da superioridade numérica de que beneficiou após os 35 minutos, quando Sacaglia derrubou José Marques.
Até aí, o Benfica tinha tido duas boas ocasiões, em remates de José Marques (três minutos) e Cher Ndour (28), tal como a Juventus, por intermédio de Galante (23) e Nicolo Turco, com um cabeceamento ao poste esquerdo (34).
Contra 10, os 'encarnados' poderiam ter marcado por Diego Moreira (38, 44 e 58 minutos) e José Marques (48), mas só o conseguiram aos 62, num grande remate de fora da área de Luís Semedo, que entrou no ângulo superior esquerdo.
Em vantagem, o Benfica desacelerou e a Juventus assumiu o comando do jogo e quase empatou aos 86 minutos, por Tommaso Mancini, valendo André Gomes.
Logo a seguir, aos 87 minutos, os 'encarnados' tiveram a melhor ocasião de todo o encontro, mas o suplente Franculino Dju, que correu isolado desde o seu meio-campo, adiantou a bola e nem conseguir rematar.
Nos descontos, a Juventus acabou por chegar à igualdade e somar o primeiro ponto, num Grupo H liderado, com seis, pelo Paris Saint-Germain, que goleou (5-0) fora o Maccabi Haifa, depois de se ter estreado com um 5-3 caseiro à Juventus.