Barcelona derrota Santos e vence Mundial de Clubes

por RTP
O FC Barcelona tornou-se no único clube a vencer duas vezes a competição que reúne os campeões da Europa, América, África, Oceânia, Ásia e o campeão do país organizador EPA/Franck Robichon

O Barcelona conquistou o segundo Mundial de Clubes da sua História ao derrotar os brasileiros do Santos na final disputada em Yokohama, no Japão. No terceiro lugar da competição ficou o Al-Sadd. A equipa do Qatar bateu os japoneses do Kashiwa Reysol por 5-3, no desempate através das grandes penalidades.

Lionel Messi assinou dois dos golos catalães. Xavi e Cesc Fàbregas marcaram os outros dois tentos do 4-0. Este é o 13º troféu conquistado sob a chefia do treinador Pep Guardiola.

O marcador abriu aos 17 minutos por intermédio de Messi. O argentino fez um “chapéu” ao guarda-redes Rafael Cabral, após assistência de Xavi. Sete minutos depois, este aproveitaria o passe de Dani Alves para fazer o 2-0.

O único momento do Santos digno de registo na primeira parte foi um remate de Borges à figura de Valdés, aos 29 minutos.

Fràbregas respondeu logo com uma bola ao poste, mas só conseguiria fazê-la entrar nas redes de Rafael Cabral aos 45 minutos.

No regresso do balneário, o Santos incomodou Valdés apenas aos 60 minutos de jogo quando Neymar fez um remate que o guardião defendeu com as pernas.

A oito minutos do final, Messi fechou a contagem. Nessa altura já estavam dentro das quatro linhas Ibson, ex-FC Porto, e Alan Kardec, ex-Benfica.

O Barcelona fecha o ano de 2011 juntando o título de bicampeão do Mundial de Clubes de futebol às conquistas da Liga dos Campeões, Supertaça europeia e Liga espanhola.

Ficha de jogo:

Jogo no Estádio Nissan, em Yokohama (Japão).

Santos -- FC Barcelona, 0-4.

Marcadores:

0-1, Messi, 17 minutos.

0-2, Xavi, 24.

0-3, Fàbregas, 45.

0-4, Messi, 82.

- Santos: Rafael Cabral, Danilo (Elano, 31), Edu Dracena, Bruno Rodrigo, Durval, Henrique, Arouca, Leo, Ganso (Ibson, 83), Neymar e Borges (Alan Kardec, 78).

- FC Barcelona: Valdés, Dani Alves, Piqué (Mascherano, 56), Puyol (Fontas, 85), Abidal, Busquets, Xavi, Thiago (Pedro, 78), Iniesta, Fàbregas e Messi.

Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Piqué (38), Mascherano (70), Ganso (72) e Edu Drácena (73).


Assistência: 68.166 espetadores.


PUB