O Grupo Desportivo Baixa de Cassange, da província angolana de Malanje, foi hoje sorteado como a 16.ª equipa para militar no campeonato nacional de futebol, cujo início da época 2020/21 está previsto para 15 de agosto.
Ambas equipas lideravam os grupos que disputavam, na segunda divisão, de acesso ao escalão maior do futebol em Angola.
A equipa de Malanje substitui o 1.º de Maio de Benguela, desclassificado antes da anulação da prova, em 30 de abril.
Os clubes angolanos decidiram por unanimidade, em 30 de abril passado, anular o ‘Girabola’, interrompido em março devido a pandemia da covid-19, sobretudo para "salvaguardar a saúde e os gastos avultados com os atletas cujos contratos expiravam em maio".
A decisão dos clubes que militam no ‘Girabola’ foi apresentada durante uma reunião com a Federação Angolana de Futebol, que analisou o interregno da competição após ter sido disputada a 25.ª jornada.
O campeonato angolano de futebol, então liderado pelo Petro de Luanda, com 54 pontos, menos três que o 1.º de Agosto, tetracampeão em título, na segunda posição, foi suspenso em março na sequência do decreto sobre o estado de emergência.
A FAF anunciou, na sexta-feira passada, que o início da época desportiva 2020/21 está previsto para 15 de agosto, "mas está sujeito à evolução da covid-19 no país e orientações das autoridades sanitárias".
Entre as 16 equipas que vão disputar a 43.ª edição do campeonato angolano de futebol está o Interclube, treinado pelo português Ivo Campos.