Athletic Bilbau firme no quarto lugar na La Liga

por Mário Aleixo - RTP
O Athletic Bilbau festejou o triunfo caseiro frente ao Rayo Vallecano EPA

O Athletic Bilbau bateu em casa o Rayo Vallecano por 3-1 e segurou o quarto lugar da Liga espanhola de futebol, passando a ter o Villareal, vencedor do Betis, a seis pontos.

A luta pelo quarto lugar, último de acesso à Liga dos Campeões, era um dos destaques da 31.ª jornada, com os jogos de Bilbau e Sevilha a verem envolvidos os quarto a sexto classificados, ou seja Athletic, Villareal e Betis.

Em Bilbau, o Rayo Vallecano adiantou-se, aos 31 minutos, com o golo do senegalês Pathé Ciss, antigo jogador do Famalicão.

Na segunda parte, o esforço do Athletic foi recompensado, com o empate a chegar na grande penalidade, convertida por Oihan Sancet, aos 58 minutos.

O domínio basco no segundo tempo rendou mais dois golos em San Mamés, com Nico Williams a atirar a contar aos 80 minutos, e Oihan Sancet a fazer o terceiro, aos 90+4.

O Villareal, vencedor do Betis em Sevilha por 2-1, já tinha colocado pressão sobre o Athletic, reduzindo o atraso para o quarto lugar.

Após esta ronda, o Athletic Bilbau ainda segue com boa vantagem, com 57 pontos, contra 51 de Villareal e 48 do Betis.

No estádio Benito Villamarín, os anfitriões adiantaram-se logo aos três minutos, através do golo de Aitor Ruibal.

Os "amarelos" da Comunidade Valenciana viraram o resultado com os golos do francês Thierry Barno, aos 26 minutos, a passe de Ayoze Pérez, jogador que marcou o golo da vitória, aos 48.

O português William Carvalho voltou a jogar pelo Betis, alinhando nos últimos 20 minutos.


PUB