Artur Jorge confirma abordagem de um clube português

por Mário Aleixo - RTP
O treinador Artur Jorge confirmou ter recebido o convite de um clube português Manuel Fernando Araújo - Lusa

O treinador Artur Jorge confirmou ter recebido uma abordagem recente de um clube português, sem revelar qual, bem como outros contactos do estrangeiro, após arrebatar o título brasileiro e a Taça Libertadores de futebol pelo Botafogo.

Tivemos uma abordagem de Portugal para poder perceber o ponto de situação. O meu agente tem sido o principal responsável por fazer uma triagem para as situações mais viáveis, deixando que isso possa ser sempre decidido de maneira a equilibrar o nosso desejo e vontade de estarmos a trabalhar onde nos querem de facto”, salientou, à margem da condecoração de grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

Na sua primeira aventura fora de Portugal, Artur Jorge obteve grande sucesso, com a conquista de uma inédita Taça Libertadores para o Botafogo e de um título brasileiro que escapava ao clube do Rio de Janeiro há 29 anos, em apenas oito meses no cargo.

Regressar a Portugal não deixa de ser sempre uma possibilidade, numa seleção muito restrita de clubes que posso representar aqui”, realçou, acrescentando: “Em Portugal, se olharmos para a realidade, treinar FC Porto, Benfica ou Sporting é sempre diferente do que treinar qualquer outra. Seria por aí que poderia ponderar regressar a Portugal”.

Artur Jorge revelou ainda que recebeu contactos por parte de conjuntos do Qatar, mas reforçou o compromisso atual com o Botafogo, clube que publicou um comunicado na segunda-feira a sublinhar que o contrato do treinador com a instituição dura até 2025.

Tenho contrato com o Botafogo e continuo como continuava quando saí do Brasil. Eu sou treinador do Botafogo e, nesta altura, é essa a minha realidade. O comunicado faz todo o sentido, pois tem-se especulado muito. Temos contrato por mais uma época e o meu futuro passa pelo Botafogo. É com quem tenho o compromisso, mas tudo pode acontecer e nada é eterno e garantido”, expressou, sem assegurar a sua continuidade.

Com as várias questões da imprensa a centrarem-se no seu futuro, sendo o assunto do momento no panorama desportivo brasileiro, Artur Jorge explicou ainda o que procura e o que avalia num projeto desportivo, revelando uma decisão final nos próximos dias.

Para a minha avaliação, muito pesa o projeto desportivo, de continuidade ou, então, de encontrar um projeto que me traga objetivos diferentes e momentos de superação. Será sempre uma questão que iremos avaliar dentro dos próximos dias, pois a época inicia-se rapidamente e há pouco tempo para preparar o que quer que seja”, apontou.

Artur Jorge tornou-se o terceiro treinador português a conquistar a Taça Libertadores, repetindo o que Jorge Jesus tinha conseguido ao serviço do Flamengo, em 2019, e Abel Ferreira pelo Palmeiras, em 2020 e 2021, na maior prova de clubes da América do Sul.


PUB