Ferrari volta aos triunfos em Inglaterra, 11 anos depois de Raikkonen. Kimi fez Hamilton passar para último na 1ª volta. Recuperação trouxe o campeão do mundo até ao 2º lugar em casa.
Sebastian Vettel triunfou um dos mais extraordinários duelos da época, em Silverstone, palco do GP de Inglaterra. Uma vitória na casa do seu rival Lewis Hamilton, também ele numa notável exibição embora frustrante por não alcançar o triunfo.
Matthew Childs
A vitória de Vettel foi construída a partir de um arranque magistral onde bateu Lewis e assumiu a frente de corrida. Ele prescindiu dessa vantagem quando numa situação de Safety Car rumou uma segunda vez à boxe para colocar um jogo de de pneus final, mais novo e macio que o então líder Valtteri Bottas mas sentado sobre um composto mais gasto e duro, que não lhe dava chance de resistir ao ataque final do alemão para recuperar a frente e com essa vitória, a 51ª de carreira, igualar o número de triunfos de Alain Prost na Fórmula 1.
Mas a tarde começou de modo dramático logo na 1ª volta para Hamilton. Não só perdeu o comando no arranque e a 2ª posição também para o colega de equipa, Valtteri Bottas, foi na 3ª curva que o pior aconteceu.
Raikkonen meteu o seu carro por dentro mas houve um toque entre pneus dos 2 carros. Hamilton girou e saiu pela escapatória regressando à pista em último lugar do pelotão. (click na foto abaixo e veja o incidente)
Raikkonen, que assumiu a culpa do incidente, foi penalizado em 10 segundos na corrida quando sofreu um Stop&Go na altura do seu 1º pit stop e foram-lhe averbados também 2 pontos de penalização na sua carta desportiva.
A partir desse momento foi galgar lugares, volta após volta, beneficiando ainda de uma dupla situação de safety car para encostar de novo aos homens da frente.
A dupla situação de SafetyCar ocorreu quando o Sauber de Marcus Ericsson teve uma saída forte de pista em Abbey a mais de 200 Kms/h. E logo depois Grosjean e Sainz também se envolveram num incidente que deixou a ambos de fora.
Já com um pit stop feito mas com pneus do composto médio colocados, a Red Bull e a Ferrari viram aqui uma oportunidade para regressar à boxe para novo pitstop e colocação de pneus novos mais macios que permitisse no final um andamento mais forte.
Mas a Mercedes não o fez. Manteve os seus dois homens em pista com melhor posição, mas com compostos mais lentos e gastos.
Se no passado a Mercedes cometeu erros estratégicos que já custaram pontos a si e aos seus pilotos, desta vez não tinha na verdade alternativa. A equipa não tinha compostos macios disponíveis para dar aos seus pilotos, já os tinha usado a todos nas anteriores sessões do fim-de-semana e porque optou por ser mais conservadora quando solicitou o número de pneus mais macios à FIA para esta corrida. Se houve erro foi na estratégia de pneus pedidos há meses para este GP, mas hoje perante as circunstâncias estava de mãos e pernas atadas.
Bottas enfrentou então as últimas 10 voltas no comando, à frente de Vettel, com Hamilton atrás em 3º, na frente de Verstappen, Raikkonen e Ricciardo.
Matthew Childs
E para Hamilton as coisas nem foram mal, pois na realidade ele resistiu a quem estava atrás de si, beneficiando ainda de Bottas ter implodido nos seus pneus gastos.
O finlandês defendeu-se por duas vezes em Brooklands mas na 3ª tentativa a 6 voltas do fim, apanhou de surpresa o homem da Mercedes que não defendeu como poderia. (veja a ultrapassagem, clickando na foto abaixo)
Hamilton subiu a 2º lugar e Raikkonen fez um fortíssimo ataque passando Verstappen no braço e também Bottas para fechar no 3º lugar num duplo pódio Ferrari em Silverstone que não acontecia desde 2004 quando Schumacher venceu e Barrichello foi 3º classificado.
Hamilton fez limitação de danos pontuais no mundial, está agora a 8 pontos de Vettel no campeonato. Mas deixou no final um travo de crítica à Ferrari, tal como o chefe de equipa Toto Wolff. "Táticas interessantes, eu diria deste lado, mas faremos o possível para combatê-los e melhorar nas próximas corridas ", disse.
A frustração era grande, até porque é a 2ª vez em 3 corridas que os homens da Mercedes são tocados por pilotos da Ferrari. Vettel e Raikkonen receberam penalizações em tempo nos incidentes mas a Mercedes é que perdeu pontos no campeonato,defende a aramada Mercedes.
Ricciardo herdou essa posição, Nico Hulkenberg com o Renault fechou em 6º, depois de largar de 11º para a corrida, Esteban Ocon no Force India foi 7º, Fernando Alonso levou o McLaren em casa ao 8º lugar, vindo de 13º na partida.
CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DE INGLATERRA
* Já depois da corrida terminar, Pierre Gasly foi penalizado em 5segundos por incidente com Perez. Desce para 13º lugar, o que significa que Perez ganha 1 ponto ao fechar no 10º lugar
Agora Vettel tem 171 pontos, Hamilton 163, Raikkonen 116, Ricciardo 106, Bottas 104, Verstappen 93, Hulkenberg 42 e Alonso 40. Nos construtores a Ferrari comanda com 287 pontos, a Mercedes tem 267, Red Bull 199, Renault 70, Haas 51, Force India 49 e McLaren 48.
A F1 teve uma sequência de 3 fins-de-semana seguidos de corridas. O campeonato está em aberto mas a Ferrari assumiu a frente. Agora teremos uma bereve pausa mas logo no final do mês mais 2 seguidos. Alemanha e Hungria vêm já aí.
Andrew Yates
FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DE INGLATERRA
VITÓRIAS
* Sebastian Vettel - 51ª vitória de carreira (4ª da temporada 2018). Torna-se no 3º piloto com mais vitórias de sempre na F1, aigualando nessa marca Alain Prost. Agora à sua frente apenas estão Schumacher e Hamilton.
* Sebastian Vettel – 2ª vitória em Silverstone (onde venceu em 2009 com a Red Bull, aquela que foi na altura apenas a sua 3ª vitória da F1). É também o 1º piloto Ferrari a vencer em Silverstone desde Kimi Raikkonen em 2007.
* Ferrari – 233ª vitória na F1 (17ª na Inglaterra).
* Motores Ferrari - 234ª vitória na F1
* Alemanha - 177ª vitória na F1
* Carro #5 - 142ª vitória na F1 (a 17ª pela mão de Vettel)
VITORIAS 2018
Vettel 4, Hamilton 3, Ricciardo 2, Verstappen 1
Ferrari 4, Mercedes 3, Red Bull 3
POLES
* Lewis Hamilton – 76ª pole position de carreira (4ª de 2018).
* Foi a 6ª pole de Hamilton em Silverstone, o que é um Record para um piloto no seu próprio país, a par das 6 poles que Ayrton Senna obteve no #GPBrasil
* Mercedes: 93ª pole da história, 8ª pole em Silverstone (6ª consecutiva).
* Motores Mercedes: 176ª pole da história.
* Mercedes: 93ª pole da história, 8ª pole em Silverstone (6ª consecutiva).
* Motores Mercedes: 176ª pole da história.
* Reino Unido: 262ª pole na F1.
Outros...
* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.
* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990
Outros...
* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.
* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990
* Lewis iguala o número máximo de poles de um piloto no seu p´roprio país, 6 no #GPInglatyerra a par das 6 de Ayrton Senna no #GPBrasil
* Lewis tem 124 1ª filas em 218 GPs na F1 (6 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record absoluto na F1, tendo passado a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).
POLES DE 2018
Vettel 4, Hamilton 4, Ricciardo 1, Bottas 1
Mercedes 5, Ferrari 4, Red Bull 1
1ªFILAS DE 2018
Vettel 6, Hamilton 6, Bottas 4, Raikkonen 3, Ricciardo 1
Mercedes 10, Ferrari 9, Red Bull 1
POLES DE 2018
Vettel 4, Hamilton 4, Ricciardo 1, Bottas 1
Mercedes 5, Ferrari 4, Red Bull 1
1ªFILAS DE 2018
Vettel 6, Hamilton 6, Bottas 4, Raikkonen 3, Ricciardo 1
Mercedes 10, Ferrari 9, Red Bull 1
VOLTAS MAIS RÁPIDAS
* Sebastian Vettel - 34ª Volta Mais Rápida de corrida. A primeira desde o #GPMexico de 2017. É apenas a 2ª vez que faz Volta Mais Rápida em Silverstone. De resto, foi aí que marcou a sua 1ª volta mais rápida de corrida, em 2009.
* Ferrari - 245ª volta mais rápida de corrida.
* Motores Ferrari - 249ª Volta rápida de corrida.
VOLTAS MAIS RAPIDAS de INGLATERRA
* Motores Ferrari - 249ª Volta rápida de corrida.
VOLTAS MAIS RAPIDAS de INGLATERRA
Sebastian Vettel Ferrari 1:30.696
Kimi Räikkönen Ferrari 1:30.795
Lewis Hamilton Mercedes 1:31.245
Valtteri Bottas Mercedes 1:31.377
Daniel Ricciardo Red Bull 1:31.589
Max Verstappen Red Bull 1:32.007
Nico Hulkenberg Renault 1:33.405
Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso 1:33.465
Sergio Perez Force India 1:33.472
Fernando Alonso McLaren 1:33.482
Kimi Räikkönen Ferrari 1:30.795
Lewis Hamilton Mercedes 1:31.245
Valtteri Bottas Mercedes 1:31.377
Daniel Ricciardo Red Bull 1:31.589
Max Verstappen Red Bull 1:32.007
Nico Hulkenberg Renault 1:33.405
Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso 1:33.465
Sergio Perez Force India 1:33.472
Fernando Alonso McLaren 1:33.482
VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Ricciardo 3, Bottas 3, Verstappen 2, Raikkonen 1, Vettel 1
Red Bull 5, Mercedes 3, Ferrari 2
Ricciardo 3, Bottas 3, Verstappen 2, Raikkonen 1, Vettel 1
Red Bull 5, Mercedes 3, Ferrari 2
PÓDIOS
* Sebastian Vettel - 105º pódio de carreira. Está a 1 de Alain Prost, para passar a ser o 3º piloto de sempre com mais pódios (mais só Schumacher e Hamilton). Foi o seu 51º P1 em corrida.
* Lewis Hamilton - 124º pódio de Carreira. Foi a 34ª vez em P2, a 1 do registo de Alain Prost
* Kimi Raikkonen - 97º Pódio de Carreira, igualando o registo de pódios de Fernando Alonso. Foi a 41ª vez em P3, o que é um Record absoluto na F1.
* Ferrari - 739º pódio da história
* Mercedes - 165º pódio da história
* Motores Ferrari - 745º pódio da história.
* Motores Mercedes - 433º pódio da história.
* Alemanha - 398º pódio da história
* Mercedes - 165º pódio da história
* Motores Ferrari - 745º pódio da história.
* Motores Mercedes - 433º pódio da história.
* Alemanha - 398º pódio da história
* Reino Unido: 655º pódio da história
*Finlândia - 198º pódio da história
PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 7, Vettel 6, Raikkonen 6, Bottas 4, Verstappen 4, Ricciardo 2, Perez 1
Ferrari 12, Mercedes 11, Red Bull 6, Force India 1
PIT STOPS
* GP Inglaterra - 28 Pitstops
* MELHORES PIT STOPS do GP
PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 7, Vettel 6, Raikkonen 6, Bottas 4, Verstappen 4, Ricciardo 2, Perez 1
Ferrari 12, Mercedes 11, Red Bull 6, Force India 1
PIT STOPS
* GP Inglaterra - 28 Pitstops
* MELHORES PIT STOPS do GP
* Vitórias em PIT STOPS 2017:
Ricciardo (Red Bull) 3, Ericsson (Sauber) 2, Bottas (Mercedes), Verstappen (Red Bull); Vettel (Ferrari), Stroll (Williams), Leclerc (Sauber)
Por escuderias:
Red Bull 4, Sauber 3, Mercedes 1, Ferrari 1, Williams 1
* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 246
Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 20 AZE 35 ESP 21 MON 26 CAN 20 FRA 20 AUS 23 ING 28
Por escuderias:
Red Bull 4, Sauber 3, Mercedes 1, Ferrari 1, Williams 1
* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 246
Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 20 AZE 35 ESP 21 MON 26 CAN 20 FRA 20 AUS 23 ING 28
ULTRAPASSAGENS
* GP de Inglaterra - 63 ultrapassagens, 22 com recurso a DRS e 1 para o comando de GP.
Totais da Época:
ULTRAPASSAGENS | TOT | DRS | LEAD |
GP Austrália | 15 | 3 | 1 |
GP Bahrain | 86 | 31 | 1 |
GP China | 79 | 23 | 2 |
GP Azerbaijão | 70 | 22 | 0 |
GP Espanha | 18 | 10 | 0 |
GP Mónaco | 18 | 2 | 0 |
GP Canada | 30 | 4 | 0 |
GP França | 81 | 39 | 0 |
GP Áustria | 71 | 23 | 0 |
GP Inglaterra | 63 | 22 | 1 |
GP Alemanha | |||
GP Hungria | |||
GP Bélgica | |||
GP Itália | |||
GP Singapura | |||
GP Rússia | |||
GP Japão | |||
GP EUA | |||
GP México | |||
GP Brasil | |||
GP Abu Dhabi | |||
TOTAIS | 531 | 179 | 5 |
ABANDONOS
* Tivemos 6 abandonos no GP, sendo que 3 deles resultaram da colisão/despiste (Ericsson, Grosjean e Sainz) e outros 3 de problemas mecânicos (Hartley, Leclerc e Verstappen).
ABANDONOS TOTAL 2018: | TOTAL | ACI/DES | MECAN. |
GP Austrália | 5 | 0 | 5 |
GP Bahrain | 3 | 0 | 3 |
GP China | 1 | 0 | 1 |
GP Azerbaijão | 7 | 6 | 1 |
GP Espanha | 6 | 3 | 3 |
GP Mónaco | 3 | 2 | 1 |
GP Canada | 3 | 2 | 1 |
GP França | 5 | 2 | 3 |
GP Áustria | 6 | 0 | 6 |
GP Inglaterra | 6 | 3 | 3 |
GP Alemanha | |||
GP Hungria | |||
GP Bélgica | |||
GP Itália | |||
GP Singapura | |||
GP Rússia | |||
GP Japão | |||
GP EUA | |||
GP México | |||
GP Brasil | |||
GP Abu Dhabi | |||
TOTAIS | 45 | 18 | 27 |
* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).
VOLTAS NO COMANDO
* 2 Comandantes do GP de Inglaterra, Vettel, 38 voltas e Bottas 14 voltas.
* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.
* Lewis Hamilton comandou GPs por 120 vezes em 218 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.
* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.
VOLTAS LIDERADAS EM 2017:
Vettel 245, Hamilton 161, Ricciardo 90, Verstappen 54, Bottas 53, Raikkonen 7.
Ferrari 252, Mercedes 214, Red Bull 144
* 2 Comandantes do GP de Inglaterra, Vettel, 38 voltas e Bottas 14 voltas.
* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.
* Lewis Hamilton comandou GPs por 120 vezes em 218 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.
* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.
VOLTAS LIDERADAS EM 2017:
Vettel 245, Hamilton 161, Ricciardo 90, Verstappen 54, Bottas 53, Raikkonen 7.
Ferrari 252, Mercedes 214, Red Bull 144
* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 145GPs, Romain Grosjean 132 e Marcus Ericsson 86.
Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.
* 107 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 69, Red Bull 24 e Ferrari 14. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen.
Mercedes...
* Hamilton é o 1º piloto a fazer 8 pódios em Silverstone
* Hamilton é o 1º piloto a fazer pelo menos 6 poles em 5 pistas diferentes. (7 em Melbourne, 6 em Monza, Shanghai, Montreal e Silverstone).
* Hamilton perdeu a chance de vencer pela 5ª vez consecutiva numa mesma pista. Ayrton Senna mantem-se como o único piloto a obter 5 vitorias seguidas numa mesma pista (Monaco: 1989-1993).
* Hamilton tornou-se no 1º piloto a obter 4 poles consecutivas em Silverstone
* Mercedes leva 3 vitórias em 10 na temporada, precisamente metade das 6 que tinha o ano passado por esta altura. a última vez que após Silverstone a Mercedes tinha apenas 3 vitórias foi em 2013
* Mercedes interrompeu na Áustria o registo de 44 GPs consecutivos a pontuar. Ficou como 6a maior sequência na história da F1.
* A Mercedes interrompeu na Áustria uma série de 22 pódios consecutivos, que fica como 4º melhor resultado de sempre, igualando o registo da Ferrari (2003-2005).
* Hamilton interrompeu na Áustria a série de 33 GPs consecutivo a pontuar, que fica como MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não tinha antes marcado pontos ou terminar a corrida, tinha sido no GP da Malásia de 2016.
* Hamilton IGUALOU na França o RECORD de 33 GPs consecutivos a terminou corridas. Nick Heidfeld detinha anteriormente a solo o máximo absoluto.
* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1
Ferrari...
* Vettel igualou as 51 vitórias de Prost na F1. Agora na sua frente apenas Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (65)
* Ferrari
obteve 1ª vitória em silverstone desde Kimi Raikkonen em 2007 e o 1º
pódio duplo desde 2004 (Schumacher P1 e Barrichello P3).
* Esta foi a 555ª corrida de F1 com um Ferrari no pódio
* Esta foi a 555ª corrida de F1 com um Ferrari no pódio
* Foi a 40ª qualificação consecutiva com Raikkonen a passar à Q3
* Vettel pela 90ª vez na 1ª fila de um GP de F1, mais 3 que Ayrton Senna.
* Raikkonen igualou o número de pódios de Fernando Alonso (97) e marca o seu 3º pódio consecutivo em 3 semanas.
* Raikkonen segue agora com 107 GPs consecutivos desde o seu último triunfo na F1. E já lá vão 27 pódios desde a última vez que subiu ao lugar mais alto.
* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981
Red Bull...
*
Force India...
*
McLaren...
* Fernando Alonso marcou o seu 303º GP na F1. É o 4º piloto da história a passar a marca dos 300, depois de Rubens Barrichello (323), Michael Schumacher (307) e Jenson Button (306).
* Apesar de 303º GP no curriculo, este foi na realidade o 300º GP que Alonso começou uma corrida.
* McLaren está sem vencer há 108 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.
* 108º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997
* 87 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio
Williams...
* O rookie Sergey Sirotkin, é o único piloto que ainda marcou pontos na sua Carreira, até ao momento.
* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 124 GPs.
Renault...
* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 145 GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.
Haas...
* A Haas obteve a sua 51ª corrida sem pódios. A seguir está agora a Zakspeed 53, Catheram e HRT 56, Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.
Sauber...
* Charles Leclerc colocou um Sauber no Top10 de qualificaçãopela 1ª vez desde 2011 (quando Kobayashi foi 8º)
Toro Rosso...
*