O português Rui Marques vai suceder a Niels Wittich no cargo de diretor de corrida da Fórmula 1 a partir do Grande Prémio de Las Vegas, nos Estados Unidos, anunciou hoje a Federação Internacional do Automóvel (FIA).
"A FIA pode confirmar que Niels Wittich abandonou a sua posição de diretor de corrida da Fórmula 1 para procurar novas oportunidades", pode ler-se no comunicado hoje divulgado.
Apesar de uma publicação especializada alemã noticiar que Wittich não se demitiu, é já certo que Marques vai assumir o cargo já a partir de Las Vegas, agendado para o fim de semana de 21 a 23 de novembro.
Desde março de 2022 que o português desempenhava o cargo de diretor de corridas da Fórmula 2 e da Fórmula 3, ascendendo agora a um dos cargos mais importantes no mundo do automobilismo.
Rui Marques, de 51 anos, já trabalhou na Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e foi adjunto do diretor de corridas na Taça do Mundo de Carros de Turismo.
Rui Marques torna-se assim no segundo português a exercer esta função depois de Eduardo Freitas ter sido eleito em 2022 juntamente com o alemão Niels Wittich para o cargo de diretor de corridas, embora tenha sido destituído algumas semanas depois, após o Grande Prémio do Japão.
Segundo a FIA, Wittich cumpriu as suas responsabilidades "com profissionalismo e dedicação", agradecendo-lhe o compromisso, enquanto o luso "traz muita experiência ao cargo", num momento em que a FIA tem visto vários executivos abandonarem os seus cargos no último ano.
De resto, o Grande Prémio de Las Vegas pode selar o quarto título de campeão do mundo do neerlandês Max Verstappen (Red Bull), se este terminar a corrida à frente do britânico Lando Norris (McLaren).