Supertaça. Reviravolta épica e FC Porto festeja em Aveiro

por Marcos Celso - RTP
EPA: ESTELA SILVA

A entrada de "leão" na nova época não intimidou o FC Porto. O atual campeão nacional teve uma entrada fulgurante em Aveiro e esteve a vencer por 3-0 ao minuto 24 da partida. O "dragão" soube reagir e triunfou por 4-3 após prolongamento. conquistando a 24.ª Supertaça Cândido de Oliveira em futebol.

Era um confronto muito aguardado face às boas indicações da pré-época deixadas pelas duas equipas. No entanto, rapidamente o Sporting anulou a ansiedade dos seus adeptos e em 9 minutos já vencia por 2-0.

Os "leões" inauguraram o marcador por Gonçalo Inácio, aos seis minutos, e ampliou a vantagem com tentos de Pedro Gonçalves, aos nove, e Geovany Quenda, aos 24 (3-0).

Pouco depois, na estreia oficial do treinador Vítor Bruno, coube a Galeno reduzir para 3-1, aos 28, depois de um lance em que a defesa verde e branca não esteve muito bem.

No apito inicial, o guarda-redes Kovacevic e o central Debast foram as novidades apresentadas pelo campeão Sporting para este primeiro jogo oficial em Aveiro. O FC Porto apresentou-se sem reforços.

Com 3-1 ao intervalo, e depois de algumas mexidas na equipa titular, o FC Porto chegou ao empate 3-3 em apenas 2 minuos. Nico González e Galeno, de novo, deixaram tudo em aberto para esta partida.

No prolongamento, Iván Jaime concretizou a reviravolta épica com o 4-3 a favor do FC Porto, emboram num lance cheio de sorte com a bola a desviar num defesa "leonino" e a trair o guarda-redes.

Nas contas para o historial do Dragão fica mais um troféu da Supertaça para o FC Porto, o 24.º, num jogo que muitos vão recordar pela incerteza no marcador. 

A lista é dominada folgadamente pelo FC Porto, vencedor da Taça de Portugal e que conta com 24 festejos pela conquista da Supertaça Cândido de Oliveira em futebol. Sporting e o outro rival, o Benfica, contam com 9 vitórias na prova.
PUB