Pepe torna-se o jogador de campo mais velho a jogar na Champions
O defesa central português Pepe tornou-se hoje o jogador de campo mais velho a ser utilizado na Liga dos Campeões em futebol, ao ser utilizado na visita do FC Porto ao Antuérpia.
Sem jogar desde o triunfo sobre o Shakthar Donetsk (3-1), na segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, o internacional luso recuperou e voltou às opções de Sérgio Conceição.
Ao ser utilizado em Antuérpia, Pepe, que fez o 115.º encontro na Liga dos Campeões, tornou-se o jogador de campo mais velho a jogar a `Champions`, com 40 anos, sete meses e 29 dias.
Pepe ultrapassou o antigo defesa italiano Alessandro Costacurta, que tinha sido o anterior jogador de campo mais velho a ser utilizado, com 40 anos, seis meses e 28 dias, ao serviço do AC Milan.
O defesa central subiu a sexto jogador mais velho da Liga dos Campeões, apenas superado por cinco guarda-redes, um dos quais ainda poderá ultrapassar esta temporada - o escocês Allan McGregor foi utilizado pelo Rangers com 40 anos, nove meses e um dia.
No topo da tabela dos jogadores de campo mais velhos na Liga dos Campeões estão dois italianos - Marco Ballota, que jogou pela Lazio com 43 anos, oito meses e oito dias, e Gianluigi Buffon, que, pela Juventus, atuou com 42 anos, 10 meses e 10 dias.
Seguem-se nesta hierarquia o ucraniano Oleksandr Shovkovskyi (Dínamo Kiev), com 41 anos, oito meses e 11 dias, e o australiano Mark Shwarzer (Chelsea), com 41 anos, seis meses e 24 dias.
Ao longo da sua carreira, Pepe, que nasceu em Maceió, no Brasil, em 26 de fevereiro de 1983, já participou em 115 encontros na `Champions`, mais de metade dos quais pelo Real Madrid (71), com seis pelo Besiktas e 37 pelos `dragões`.
Pelos `merengues`, Pepe conquistou, entre outros troféus internacionais, três Ligas dos Campeões, em 2013/14, 2015/16 e 2016/17.
Pepe é igualmente o jogador mais velho a jogador pela seleção portuguesa, pela qual se sagrou campeão europeu em 2016.