LE. FC Porto procura primeira vitória com o Hoffenheim

por Mário Aleixo - RTP
Os azuis e brancos querem ganhar o primeiro jogo na prova Manuel Fernando Araújo - Lusa

O FC Porto procura esta quinta-feira somar a primeira vitória na fase de liga da Liga Europa de futebol, na receção aos ainda invictos alemães do Hoffenheim, em jogo da terceira jornada.

Depois da derrota em casa do Bodo/Glimt (3-2) e do empate na receção ao Manchester United (3-3), os "dragões" tentam somar o primeiro triunfo, defrontando, pela primeira vez na história, o Hoffenheim, que empatou com o Midtjylland (1-1) e venceu o Dínamo Kiev (2-0).

Os "dragões", segundos da I Liga portuguesa, chegam a este encontro depois de terem eliminado da Taça de Portugal o Sintrense (3-0), enquanto o Hoffenheim venceu o Bochum (3-1), deixando a zona de despromoção na Liga alemã.

O treinador dos portitas Vítor Bruno, em conferência de imprensa, apesar do momento menos positivo na prova, procurou afastar a pressão e lançou o repto para vencer o Hoffenheim: pressionar, atacar... mas de forma equilibrada" "Procuramos equilibrar a equipa e ser consistentes a atacar. O Hoffenheim é uma equipa muito vertical, faz das transições o seu momento preferencial. Queremos tirar a bola a uma equipa que não se sente confortável a correr atrás dela. Depois, temos de procurar fazer o que temos feito ultimamente. Temos de focar-nos no nosso jogo, na nossa equipa e ser equilibrados".

O técnico português deverá contar com o mesmo 11 do último empate na competição - diante do Man United -, ainda que, com três pontos de interrogação: Tiago Djaló e Martim Fernandes exibiram-se a um nível elevado contra o Sintrense, enquanto Iván Jaime parece ter regressado à melhor versão. Dores de cabeça que ficam ainda maiores quando há jogadores do nível de Fábio Vieira no banco. 

Do lado alemão, Kramaric é a grande figura - está a realizar a 10.ª temporada no Hoffenheim e continua com uma veia goleadora interessante -, mas o tópico de maior interesse na conferência de Pellegrino Matarrazo foi o conhecimento profundo do norte americano da equipa portista: "É um adversário que gostamos de defrontar, mas neste percurso é o mais forte. Conheço esta equipa desde que sou pequeno, nos anos 80 e 90, cresci em Nova Iorque e tinha amigos portugueses, que eram adeptos do FC Porto. É algo que não se consegue agarrar, mas é algo que se sente, é excelente. Associamos este clube aos campeonatos e à Liga dos Campeões. É uma alegria poder defrontá-los".

O encontro está marcado para as 20h00, no Estádio do Dragão, no Porto, e vai ter arbitragem do polaco Damian Sylwestrzak.



PUB