Especial
Crise política. Presidente da República vai falar ao país após reunião do Conselho de Estado

FC Porto SAD lança empréstimo

por Mário Aleixo - RTP
Pereira da Costa e André Villas-Boas os obreiros do empréstimo FC Porto

A FC Porto SAD vai emitir mais um empréstimo obrigacionista com um montante global inicial de até 30 milhões de euros (ME) e uma taxa de juro fixa de 5,50% ao ano, anunciaram os "dragões".

De acordo com o prospeto aprovado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o período de subscrição destinado ao público em geral decorrerá entre as 8h30 da próxima segunda-feira e as 15h00 de 28 de março, podendo o valor nominal global de entrada ser aumentado por opção da SAD presidida por André Villas-Boas até ao dia 25.

O preço de subscrição por obrigação é de cinco euros, enquanto o investimento mínimo está definido em 2.500 euros e equivale a 500 obrigações no período entre 2025 e 2028.


Em relação ao empréstimo obrigacionista promovido há três meses, no qual a sociedade gestora do futebol profissional azul e branco obteve 21 ME dos 30 ME de financiamento pretendido, os "dragões" pagarão mais 0,25 pontos percentuais de juro aos interessados.

O administrador financeiro da FC Porto SAD, José Pereira da Costa, explicou que a nova emissão de obrigações procurará refinanciar um empréstimo de 50 ME a três anos, que vence no próximo mês, representando “um passo na construção do futuro” da sociedade.

Objetivos do empréstimo

A concretização deste empréstimo obrigacionista vai permitir-nos continuar a pagar mais passivo e mais dívida financeira, sendo que o passivo ou a dívida associada aos direitos televisivos tem uma taxa de juro bastante elevada e bastante onerosa para o FC Porto, acima dos 10%. Trata-se, no fundo, de emitirmos dívida mais barata, a 5,5%, que nos vai permitir reembolsarmos dívida que está contratada a níveis bastante superiores e, com isso, contribuir para a continuação da recuperação financeira do FC Porto”, reconheceu.

Além da oferta pública de subscrição, vai decorrer em simultâneo uma oferta de troca de obrigações destinada a quem possuir títulos do empréstimo efetuado entre 2022 e 2025.

Frisando que este novo empréstimo tem uma maturidade de três anos e oito meses, face aos dois anos e 11 meses na operação anterior, José Pereira da Costa desejou que a totalidade da dívida da SAD possa assentar em empréstimos de retalho e numa emissão de longo prazo de 115 ME, consumada há três meses no mercado dos Estados Unidos.

No final do ano passado, já pagámos um montante bastante significativo de dívidas que tínhamos a clubes, por transferências de futebolistas, e a fornecedores gerais. Também conseguimos começar a reembolsar alguma dívida financeira numa operação de papel comercial e numa outra operação mais pequena. No início deste ano, amortizámos, em termos extraordinários, cerca de 16 ME da dívida associada a direitos televisivos”, disse.

PUB