O FC Porto recebeu esta sábado o troféu relativo à conquista do 30.º título de campeão da I Liga portuguesa de futebol em ambiente de euforia, com milhares de pessoas a saudarem equipa no Estádio do Dragão.
Os adeptos portistas não arredaram pé do recinto após o jogo da tarde, na vitória (2-0) sobre o Estoril Praia, da 34.º e última jornada, esperando quase uma hora para que a cerimónia de entrega do troféu fosse feita no centro do relvado.
Todos os jogadores do plantel que somaram minutos nesta conquista, incluindo os guarda-redes Cláudio Ramos e Francisco Meixedo, o defesa Rúben Semedo e o avançado Fernando Andrade, que no jogo de hoje tiveram oportunidade de se estrearem neste campeonato, foram chamados, individualmente, a uma estrutura montada no tapete verde.
Elementos como Pepe, Zaidu, Taremi ou Otávio foram dos mais saudados pelos adeptos que preencheram as bancadas do recinto `azul e branco`, para o jogo da consagração, uma semana depois de terem assegurado o título na casa do Benfica, com a vitória por 1-0, selada por um golo do defesa nigeriano.
Depois de passarem por uma pequena comitiva liderada pelo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, e na qual se incluía o líder do clube, Pinto da Costa, jogadores e respetiva equipa técnica receberam as medalhas alusivas à conquista do campeonato, reunindo-se, depois, no palanque da consagração.
Curiosamente, na sua passagem pelo local, foi o treinador Sérgio Conceição que colocou ao peito de Pinto da Costa uma das medalhas de campeão, num gesto que deixou o dirigente visivelmente emocionado.
Depois desse momento, Pedro Proença encaminhou a taça de campeão da I Liga para juntos dos jogadores, com o capitão dos dragões Pepe e o técnico Sérgio Conceição a serem o os primeiros a erguê-la, para gáudio dos adeptos.
No final da cerimónia, toda equipa deu uma volta pelo relvado do Estádio do Dragão, `partilhando` a conquista com os seus adeptos.