O FC Porto apurou-se esta terça-feira para os quartos de final da Youth League de futebol, ao afastar, no desempate por penáltis (4-3), o campeão em título, o AZ Alkmaar, após o 1-1 no tempo regulamentar.
A formação de Nuno Capucho não se exibiu ao nível habitual, revelando falta de dinamismo e criatividade ofensiva e pecando na finalização, como sucedeu aos oito minutos, quando Rodrigo Mora se desenvencilhou de um contrário, mas depois atirou sem a melhor direção.
No minuto seguinte, Jorge Meireles esteve ainda mais perto do golo, mas o guarda-redes negou-lhe, por duas vezes, a celebração, primeiro num cabeceamento e a seguir, no chão, a remate do avançado.
Foi numa fase em que os portistas pareciam de novo ter o ascendente que, numa transição rápida, a bola caiu na área para Van den Ban fazer, com classe, um ‘chapéu’ curto ao guarda-redes e marcar o seu quinto golo na prova.
O segundo tempo não trouxe melhorias para os 'azuis e brancos', que, sem espaços para construir, continuavam com um futebol demasiado previsível no meio-campo e um tridente ofensivo pouco acutilante, ante um anfitrião mais objetivo e afoito no ataque.
Registo apenas aos 71 minutos para um cabeceamento de Anhá Candé, que falhou o único penálti dos portugueses, antes de, já em desespero no ataque, sem o melhor discernimento, António Ribeiro igualar, de cabeça, na sequência de um canto.
O FC Porto, campeão em 2019, vai defrontar agora o vencedor do encontro entre os alemães do Mainz 05 e os ingleses do Manchester City.
O Sporting de Braga, a outra equipa portuguesa ainda em prova, visita na quarta-feira os italianos do AC Milan, enquanto o Benfica foi afastado na fase de grupos.