O FC Porto arrebatou esta tarde a 15ª Taça de Portugal do seu historial ao vencer o Desportivo de Chaves por 2-1, em encontro disputado esta tarde no Estádio Nacional, no Jamor.
O Desportivo de Chaves quase abria o marcador aos oito minutos, muito por culpa de Helton. O guarda-redes saiu muito para a frente para defender e deixou-se ultrapassar por Edu. Apenas seguido por Alvaro Pereira, o jovem flaviense rematou ao poste direito.
Aos 13 minutos, Guarín fez o primeiro golo da tarde. Seguido por dois adversários, o colombiano rematou cruzado e beneficiou do falhanço do guarda-redes Rui Rego, que permitiu que o esférico passasse por baixo do seu corpo.
Dez minutos depois, Falcao fez o 2-0 depois de receber um passe de Hulk. Desta vez Rui Rego até se esticou para o lado correcto, mas não conseguiria chegar à bola.
Ainda na primeira parte, o Desportivo de Chaves ainda chegou a colocar a bola dentro das redes de Helton, só que o árbitro anulou o golo por mão de Samson na bola.
Para além de várias oportunidades desperdiçadas por Hulk nos primeiros 45 minutos, nota ainda para o falhanço de Falcao quando tinha a baliza aberta à sua frente.
No regresso dos balneários, Hulk voltou a dar nas vistas. O avançado esteve várias vezes mesmo à beira do golo, mas preferiu passar a bola aos colegas. O brasileiro viria mesmo a ser considerado o melhor em campo pela organização do jogo.
Os transmontanos tiveram momentos de atrevimento no segundo tempo, os quais esbarraram sempre nas suas próprias dificuldades de concretização. A excepção foi o minuto 85.
Clemente, sete minutos depois de entrar em campo, apontou o golo de honra dos flavienses. O avançado recebeu um passe longo e, seguido de perto por Bruno Alves e Rolando, passou por Helton e rematou à baliza.
Numa partida onde foram atribuídos vários amarelos, o tempo de descontos ficou marcado por duas expulsões por acumulação de cartões. Ricardo Rocha foi expulso por corte da bola com o braço e Bruno Alves por entrada sobre Clemente.
Com este triunfo, o FC Porto igualou o Sporting com 15 Taças de Portugal conquistadas.