Extremo Iván Jaime emprestado pelo FC Porto ao Valência

por Lusa
Foto: Miguel Riopa - AFP

O futebolista Iván Jaime foi emprestado pelo FC Porto aos espanhóis do Valência, com opção de compra no final da época, anunciaram hoje os dois clubes, no último dia da janela de transferências de inverno na I Liga.

“O acordo prevê uma opção de compra por oito milhões de euros (ME), correspondentes a uma remuneração fixa de sete ME, acrescida de uma remuneração variável máxima de um ME em função de objetivos coletivos e individuais. Esta operação não contou com qualquer intervenção de intermediação”, indicaram os ‘azuis e brancos’, em comunicado.

Oriundo do Famalicão por 10 milhões de euros (ME) no verão de 2023, o extremo, de 24 anos, teve uma passagem irregular e com alguns problemas disciplinares pelo FC Porto, ao serviço do qual fez cinco golos e duas assistências em 44 jogos, vencendo uma Taça de Portugal, em 2023/24, e uma Supertaça Cândido de Oliveira, no arranque de 2024/25.

Iván Jaime, melhor jogador jovem da I Liga há duas temporadas, está de regresso ao seu país-natal, onde tinha finalizado o trajeto formativo e realizado a estreia como sénior pelo Málaga, em 2019/20, antes de crescer em preponderância através de diversas posições atacantes no Famalicão (2020-2023), fruto de 17 tentos e 11 assistências em 82 partidas.

O dianteiro é a quarta saída anunciada pelo FC Porto na janela de inverno, após o ponta de lança espanhol Fran Navarro, emprestado ao Sporting de Braga, o lateral esquerdo brasileiro Wendell, que rescindiu com o terceiro classificado da I Liga e está a caminho do São Paulo, e o extremo esquerdo brasileiro Galeno, contratado pelos sauditas do Al-Ahly por 50 ME.

Iván Jaime vai juntar-se aos portugueses Thierry Correia e André Almeida no Valência, que é o quinto clube com mais títulos de campeão na Liga espanhola (seis), mas ocupa a 19.ª e penúltima posição ao fim de 22 jornadas e tenta escapar à zona de despromoção.

PUB