Ex-jogadores avaliam Benfica e FC Porto antes do clássico

por RTP
Um momento do mais recente duelo para o campeonato entre Benfica e FCPorto. Foi na Luz, em Agosto de 2008. Fernando, Aimar e Lucho são os intervenientes no lance. LUSA

A Antena 1 convidou Eduardo Luís, antigo central dos dragões, e Nené, ex-jogador do Benfica, a esgrimirem argumentos sobre o actual momento das duas equipas.

Do lado do FC Porto, Eduardo Luís defende a melhor qualidade do modelo utilizado pelos dragões, comparativamente com o do Benfica: "O modelo de jogo do Benfica é mais directo, não privilegiando tanto a circulação de bola (...) O FC Porto tem mantido o seu modelo, com mais posse de bola, sendo esse mais aconselhável e mais equilibrado" do que os demais.

Do lado do Benfica, Nené acredita no jogo mais directo dos encarnados: "O Benfica é um pouco mais objectivo do que o FC Porto, procura chegar o mais depressa possível à baliza, e é isso que se tem visto nas últimas vitórias que o Benfica tem conseguido".

O ex-jogador dos encarnados considera a velocidade dos avançados do clube da Luz uma vantagem sobre os defesas portistas: "Os adversários do Benfica têm de ter em atenção a qualidade dos avançados encarnados, não a qualidade técnica, mas sim a velocidade que pode surpreender, neste caso, os centrais do FC Porto"

O antigo jogador azul-e-branco acredita que os centrais portistas irão tomar bem conta do recado: "O FC Porto, com a experiência que tem e com a grande capacidade dos seus jogadores, com certeza que tem um antídoto para obstar à velocidade dos jogadores do Benfica".

Sobre o equilíbrio existente até ao momento no campeonato, mais uma vez as opiniões divergem. Eduardo Luís acredita que a nota de equilíbrio se deve ao facto de os dragões estarem uns furos abaixo do que o normal: "Penso que este equilíbrio fica a dever-se ao facto de o FC Porto não estar tão bem como nos anos anteriores. Este é um jogo que não decide nada, mas pode provocar, no caso do FC Porto vencer, algum desânimo nas hostes benfiquistas".

Nené acredita que este equilíbrio se deve ao facto de as três equipas terem tido prestações regulares esta época, sem que uma se consiga destacar das restantes.

Os dados estão lançados por quem conhece bem estas duas equipas. Falta saber se em campo Benfica e FC Porto vão corresponder às expectativas de Nené e Eduardo Luís.
PUB