A Académica fez o que muitas equipas tentaram em 53 jornadas caseiras: vencer o FC Porto. Sporting e Benfica têm uma rara oportunidade de ultrapassar o FC Porto na tabela classificativa da I Liga.
Há 43 anos que a Académica procurava vencer em casa o FC Porto. Feito alcançado à jornada 11 da I Liga, numa altura em que a crise parece instalada no "Dragão".
Após 53 jogos sem perder para o campeonato nacional, o Porto sofre agora uma derrota, que também pode significar a perda da liderança da I Liga. Em nove pontos, o Porto perde sete. Nas últimas jornadas, os portistas registaram dois empates consecutivos, mais um empate para a "Champions" com o Áustria de Viena.
No relvado, viu-se um Porto pouco determinado face a uma Académica muito irrequieta e fortemente coesa, quer na defesa, quer no contra-ataque.
Jackson Martínez pode queixar-se da falta de sorte, com duas bolas a baterem no ferro da baliza da Académica, mas a crise de resultados deixa transparecer um ambiente de nervosismo entre plantel e adeptos do FC Porto. Mesmo com uma grande penalidade muito duvidosa, o FC Porto não conseguiu a vitória, Danilo demonstrou falta de convição, um pouco à semelhança de toda a equipa.