O Parlamento Europeu divulgou esta quinta-feira as quartas e últimas projeções acerca da distribuição de lugares na próxima legislatura. As projeções foram baseadas numa sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã e atribuíram um empate técnico entre o PS e o PSD.
Se estes resultados fossem os finais, cada um dos partidos poderia eleger oito eurodeputados para o Parlamento.As eleições europeias realizam-se entre 23 e 26 de maio.
Em comparação com as sondagens realizadas em março, o PSD subiu dois pontos percentuais e o PS desceu meio ponto.
Segue-se a coligação CDU (PCP-PEV), com 9,4 por cento das intenções de voto, significando que poderiam eleger dois deputados, em lugar dos três apontados nas últimas previsões.
Já o Bloco de Esquerda obteve oito por cento das intenções de voto dos portugueses, o que equivale a dois membros no Parlamento.
O CDS-PP surge de seguida, com 6,8 por cento, mantendo um único eurodeputado, tal como aconteceu em 2014.
Em último ficaram o Partido Aliança e o PAN, ambos com 1,3 por cento. Nenhum destes poderá, deste modo, eleger qualquer deputado para o Parlamento.
A sondagem da Aximage tem por base 602 entrevistas por via telefónica, distribuídas por todo o país e regiões autónomas, e foi realizada em 30 e 31 de março e 1 de abril. A margem de erro é de 4 por cento.