Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Uma centena de europeus retirados do Líbano

por RTP

Um avião militar belga repatriou cerca de cem cidadãos europeus do Líbano na quinta-feira à noite, incluindo cerca de 70 belgas e 11 franceses, revelou o Ministério dos Negócios Estrangeiros belga à AFP.

O avião, que aterrou ao fim da tarde no aeroporto militar de Melsbroek, perto de Bruxelas, transportava “58 belgas e seus dependentes, 41 holandeses, 11 franceses e um luxemburguês”, afirmou um porta-voz do Ministério.

No total, durante a última semana, cerca de 150 dos cerca de 1.800 belgas que vivem no Líbano puderam beneficiar de uma “partida assistida” para deixar o país dos Cedros e regressar à Bélgica, segundo a mesma fonte.

Na semana passada, um primeiro contingente obteve lugares em dois voos organizados pelos Países Baixos. Entre os repatriados contam-se dois jornalistas belgas que foram atacados e feridos por um grupo de homens em Beirute, na noite de 2 para 3 de outubro, quando cobriam um bombardeamento no centro da cidade.

Todos os belgas que quiseram partir puderam fazê-lo. Continuamos a avaliar a situação”. Continuamos a avaliar a situação” com vista a eventuais novos pedidos, acrescentou o porta-voz da diplomacia belga.
PUB